No maior país capitalista do mundo, a educação é mais um produto a ser vendido. Um produto, diga-se de passagem, extremamente caro e dispendioso para os pais que resolvem colocar os seus filhos nas Universidades de Harvard, Princeton, Arizona, Nova Iorque, Califórnia e etc. A dívida dos alunos norte-americanos já chegou a cifra de 1 trilhão e 168 bilhões de dólares (isso no ano que o documentário foi feito). E eles não têm como quitar esse débito. Visto que uma mera graduação não é garantia NENHUMA de um bom emprego.
A partir dessa situação delicada e bem difícil, muitos tem questionado se vale a pena fazer um curso superior na terra do Tio Sam. Os gastos são enormes demais, e, por incrível que pareça, o retorno é o de menos. As Universidades numa corrida desesperada para estarem no "alto da torre" viraram centros de ensino quase que puramente mercadológicos. São verdadeiros lugares de entretenimento e baixo nível acadêmico por parte do alunato. Paradoxalmente, ainda conseguem manter níveis altos de qualidade acadêmica. Acredito que isso se dá nos níveis de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
Para quem pensa que o nível superior brasileiro é uma merda (e de fato o é), os EUA não estão indo muito bem. Um exemplo são os alunos da Universidade da Califórnia, aonde a média dos que conseguem terminar a graduação em quatro anos, é de apenas 16%.
Link do vídeo:
http://megafilmeshd.net/ivory-tower/