segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O Estado Islâmico (ISIS) Tem Algo a Ver Com o Islã?

O ISIS possui base na religião islâmica para fazer o que faz? Mais uma vez a mídia caramelizada e intelectuais ditos equilibrados, dirão que ele não tem nada a ver com o islã. Eminências muçulmanas (não todas) também farão coro, para salvaguardar a sua fé de algo tão grotesco. Muçulmanos comuns também não gostam e rejeitam a associação do ISIS com a sua fé. 

Por outro lado, há pesquisadores e analistas que veem de maneira distinta, e alegam que o ISIS tem, sim, muito a ver com o islã. E é nestes que irei focar.

Colin Chapman, ex-Professor de Estudos Islâmicos na Escola de Teologia do Oriente Próximo em Beirute, Líbano, adota um meio-termo, visto que não nega que o ISIS tenha algo a ver com islã, porém, rejeita que ele seja totalmente islâmico, achando ambas as visões inúteis. No entanto:

“Mas quando os ideólogos do ISIS explicam detalhadamente onde, em suas escrituras, tradição e história, eles encontram a justificativa islâmica para o que estão fazendo, é simplesmente absurdo continuar afirmando que o ISIS não tem nada a ver com o Islã. Seria mais correto dizer que o ISIS tem muito a ver com o Islã, mas é uma expressão extrema de um tipo particular de islamismo.

Portanto, em vez de dizer que os guerreiros do ISIS não são muçulmanos reais ou fiéis, outros muçulmanos precisam explicar por que acreditam que o ISIS está completamente errado em sua interpretação e aplicação das fontes islâmicas.”

Raymond Ibrahim, Ph.D em História Islâmica na Universidade Católica, EUA.

“Considere, por exemplo, a questão de saber se o comportamento de grupos islâmicos como o Estado Islâmico (EI) é islâmico ou não. Aqueles que insistem no último terão dificuldade em explicar por que mais de um milênio de líderes muçulmanos - califas, sultões, emires, ulemás e juristas da mais alta ordem - disseram e fizeram na Europa exatamente as mesmas coisas que IS diz e faz ‘Infiéis’ hoje. Este é um ponto literal: quando o IS proclama que ‘o sangue americano é o melhor e o provaremos em breve’, ou ‘Amamos a morte como você ama a vida’ ou ‘Vamos quebrar suas cruzes e escravizar suas mulheres’, virtualmente ninguém no Ocidente entende que eles estão citando literalmente - e, portanto, se colocando nas pegadas dos - os conquistadores islâmicos originais da Síria, especialmente Khalid bin al-Walid (falecido em 642), a ‘Espada de Allah’.”

Daniel Pipes, Ph.D em História na Universidade de Harvard.

“No final, porém, nem presidentes dos EUA nem apologistas islâmicos enganam as pessoas. Qualquer pessoa com olhos e ouvidos percebe que o ISIS, como o Taliban e a Al-Qaeda antes dele, é 100% islâmico.”

“[...] as escrituras do Islã a história dos muçulmanos [estão] imersas na suposição de superioridade em relação aos não-muçulmanos e na justa violência da jihad.”

Abdul Saleeb é um proeminente ex muçulmano, e pesquisador do islã. Embora não fale diretamente sobre o ISIS, sua fala sobre os grupos terroristas deixam claro, que ele pensa da relação deles com o islã.

“Mas quando os muçulmanos praticam a violência, em forma de crimes e outros atos de terrorismo, eles podem legitimamente reivindicar que estão seguindo os mandamentos de Alá, conforme ensina o Alcorão e o profeta Maomé. Essa é a grande diferença entre o cristianismo e islamismo.” P. 72.

“‘Lutai pela causa de Alá com aqueles que lutam contra vós [...] e matai-os onde quer que os encontrardes [...] e lutai contra eles até que não haja mais tumulto e opressão; que prevaleça a justiça e a fé em Alá’ (Sura 2.190-193). A ordem é para continuar lutando, continuar assassinando, onde quer que os muçulmanos encontrem supostos inimigos de Alá.” P. 74.

“[...] a violência no islamismo se expressa de várias formas, através de perseguição as minorias, a matança de oponentes políticos e religiosos e os atos de terrorismo. E todas essas práticas encontram justificativas no Alcorão e nos ditos de Maomé.” P. 83.

SALEEB, Abdul; SPROUL, R. C. O Outro Lado do Islã. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

Irmão Rachid, ex-muçulmano, mandou este recado ao Barack Obama, quando ele era presidente.

“Senhor Presidente , preciso lhe dizer que o senhor está errado com relação ao EI. O senhor disse que o EI não fala por nenhuma religião. Eu sou ex-muçulmano. Meu pai é um imame. Passei mais de vinte anos estudando o islã. […] Posso dizer com confiança que o EI fala pelo islã. […] Os 10 mil membros do EI são todos muçulmanos. […] Eles vêm de diversos países e têm um denominador comum: o islã. Seguem o profeta Maomé do islã minuciosamente. […] Eles pedem um califado, o que é uma doutrina central no islã sunita. Peço-lhe, sr. Presidente, que deixe de ser politicamente correto — que chame as coisas pelos seus nomes. EI, Al-Qaeda, Boko Haram, Al-Shabaab na Somália, os talibãs e os nomes de seus coirmãos são todos criados no islã. Se o mundo muçulmano não lidar com o islã e separar a religião do Estado, este ciclo nunca terá fim. […] Se o problema não é o islã, então por que será que existem milhões de cristãos no Oriente Médio e, não obstante, nenhum deles se explodiu para se tornar mártir, embora vivam nas mesmas circunstâncias econômicas e políticas, e até piores? […] Sr. Presidente, caso queira realmente lutar contra o terrorismo, então ataque as raízes. Quantos xeques sauditas estão pregando o ódio? Quantos canais islâmicos estão doutrinando as pessoas e ensinando-lhes a violência do Alcorão e do hadith? […] Quantas escolas islâmicas estão produzindo gerações de professores e alunos que acreditam na jihad, no martírio e na luta contra os infiéis?” P. 185.

ALI, Ayaan Hirsi. Herege: Por Que o Islã Precisa de Uma Reforma Imediata. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

James Brandon, membro associado do Centro Internacional para o Estudo da Radicalização e Violência Política (ICSR).

“Uma abordagem melhor é aceitar que os extremistas islâmicos, por mais desagradáveis que sejam sua visão sobre o Islã, permaneçam muçulmanos, por mais que muitos outros muçulmanos e não muçulmanos possam não gostar de sua versão do Islã.

Tradicionalmente, desde que um muçulmano aceite a existência de um único Deus e que Maomé seja seu profeta final, ele é muçulmano.

[...]

Essa abordagem de avestruz de que as ‘ações extremistas’ não têm nada a ver com o Islã não apenas não reconhece o quão profundas são algumas interpretações jihadistas radicais, mas também cede efetivamente esses campos de batalha teológicos essenciais aos extremistas.

[...]

Aceitar que extremistas islâmicos também sejam muçulmanos e que aspectos de sua ideologia estejam profundamente arraigados na tradição islâmica é um primeiro passo essencial.”

Mark Durie, Ph.D em Linguística na Australian National University e membro da Academia Australiana de Humanidades.

“É chegada a hora de os líderes políticos ocidentais pararem de responder ao terrorismo chamando o Islã de ‘a religião da paz’. É hora de ter uma conversa difícil sobre o Islã.

O Ocidente está passando por uma aguda dissonância cognitiva sobre o Islã, cujas marcas estão em guerra umas com as outras. Por um lado, somos informados de que o Islã é a religião da paz. Por outro lado, somos confrontados com uma sequência interminável de atos de terror cometidos em nome da fé.

Há uma conexão deprimente entre as duas marcas: quanto mais alto uma marca se torna, mais o volume é aumentado na outra.”

José Atento, Pesquisador do Islã.

“O Estado Islâmico é islâmico? Os muçulmanos do Estado Islâmico são muçulmanos? Com certeza eles não são metodistas nem budistas!

É claro que eles são muçulmanos seguindo o islamismo no seu modo mais puro, exatamente como Maomé e seus companheiros fizeram. E exatamente igual aquilo que vários países islâmicos reconhecidos internacionalmente e com assento na ONU fazem.”

Graeme Wood, Professor de Ciências Políticas na Universidade de Yale, e autor do livro A Guerra do Fim dos Tempos: O Estado Islâmico e o Mundo Que Ele Quer.

“Somos enganados de uma segunda maneira, por uma campanha bem-intencionada, mas desonesta, de negar a natureza religiosa medieval do Estado Islâmico.”

“De fato, muito do que o grupo faz parecer absurdo, exceto à luz de um compromisso sincero e cuidadosamente considerado de devolver a civilização a um ambiente jurídico do século VII e, finalmente, de provocar o apocalipse.”

“Na conversa, eles [membros do ISIS] insistem que não vão - não podem - renunciar aos preceitos de governo que foram incorporados no Islã pelo Profeta Muhammad e seus primeiros seguidores. Eles costumam falar em códigos e alusões que parecem estranhas ou antiquadas para não-muçulmanos, mas se referem a tradições e textos específicos do início do Islã.”

“A realidade é que o Estado islâmico é islâmico. Muito islâmico. Sim, atraiu psicopatas e aventureiros, atraídos em grande parte pelas populações descontentes do Oriente Médio e da Europa. Mas a religião pregada por seus seguidores mais ardentes deriva de interpretações coerentes e até aprendidas do Islã.”

“Praticamente todas as principais decisões e leis promulgadas pelo Estado Islâmico aderem ao que chama, na imprensa e nos pronunciamentos, e em seus outdoors, placas, artigos de papelaria e moedas, ‘a metodologia Profética’, que significa seguir a profecia e exemplo de Muhammad, em detalhes minuciosos.”

“Muitas organizações muçulmanas tradicionais chegaram ao ponto de dizer que o Estado islâmico é, de fato, anti-islâmico. É claro que é reconfortante saber que a grande maioria dos muçulmanos não tem interesse em substituir os filmes de Hollywood por execuções públicas como entretenimento noturno. Mas os muçulmanos que chamam o Estado Islâmico de não islâmico são tipicamente, como me disse o estudioso de Princeton Bernard Haykel, o especialista em teologia do grupo, ‘embaraçado e politicamente correto, com uma visão de algodão doce de sua própria religião’ que negligencia ‘O que a religião deles exige histórica e legalmente’.”

“O Alcorão especifica a crucificação como uma das únicas punições permitidas para os inimigos do Islã. O imposto sobre os cristãos encontra um claro apoio no capítulo Surah Al-Tawba, no nono capítulo do Alcorão, que instrui os muçulmanos a lutar contra cristãos e judeus "até que paguem à jizya com submissão voluntária e se sintam subjugados". O Profeta, a quem todos os muçulmanos consideram exemplar, impôs essas regras e possuía escravos.”

“Os muçulmanos podem dizer que a escravidão não é legítima agora e que a crucificação está errada neste momento histórico. Muitos dizem precisamente isso. Mas eles não podem condenar a escravidão ou a crucificação sem contradizer o Alcorão e o exemplo do Profeta.”

Bernard Haykel, Ph.D em Estudos Islâmicos e do Oriente Médio pela Universidade de Oxford.

"O que chama a atenção neles não é apenas o literalismo, mas também a seriedade com que lêem esses textos [do Alcorão]. [...] Existe uma seriedade assídua e obsessiva que os muçulmanos normalmente não têm".

"O único fundamento de princípios que os oponentes do Estado Islâmico poderiam adotar é dizer que certos textos centrais e ensinamentos tradicionais do Islã não são mais válidos".

Shmuel Bar, Ph.D. em História do Oriente Médio pela Universidade de Tel-Aviv.

"[...] no que diz respeito aos estabelecimentos religiosos na maior parte da península Arábica, no Irã e em grande parte do Egito e do Norte da África, a ideologia radical não representa uma perversão marginal e extremista do Islã, mas sim uma interpretação genuína e cada vez mais convencional. Mesmo depois de 11 de setembro , os sermões transmitidos de Meca não podem ser facilmente distinguidos dos da Al Qaeda."

Paul Martindale, Professor de Estudos Islâmicos no Seminário Teológico Gordon-Conwell, EUA.

"A interpretação do ISIS do Islã não é de forma alguma uma interpretação majoritária do Islã pelos muçulmanos hoje. Quase todos os muçulmanos rejeitam a afirmação do Estado Islâmico de ser uma interpretação autêntica do Islã. Também não é totalmente consistente com as maneiras como o islã sunita clássico foi praticado na história. No entanto, com base nos textos fundadores do Islã e em certos períodos anteriores da história islâmica, a interpretação do ISIS do Islã é consistente com a forma como o Islã foi interpretado e praticado no passado distante. Dada a ampla diversidade de expressão dentro do Islã, a interpretação do ISIS do Islã é autenticamente islâmica e os membros do ISIS são muçulmanos. A interpretação e aplicação do Islã pelo ISIS é uma das muitas manifestações possíveis ou teologicamente 'legítimas' do Islã."

James Brandon, Mestrado em Estudos do Oriente Médio pela Escola de Estudos Orientais e Africanos na Universidade de Londres, e membro do Centro Internacional para o Estudo da Radicalização e Violência Política no Kings 'College.

"Uma abordagem melhor é aceitar que os extremistas islâmicos, por mais desagradáveis que sejam sua visão sobre o Islã, permaneçam muçulmanos, por mais que muitos outros muçulmanos e não muçulmanos possam não gostar de sua versão do Islã.

Tradicionalmente, desde que um muçulmano aceite a existência de um único Deus e que Maomé seja seu profeta final, ele é muçulmano. 

[...]

Aceitar que extremistas islâmicos também sejam muçulmanos e que aspectos de sua ideologia estejam profundamente arraigados na tradição islâmica é um primeiro passo essencial."

Richard L. Rubenstein, Ph.D em Teologia Sagrada em Harvard, e autor do livro Jihad e Genocídio.

"Na realidade, a inimizade islâmica para com o Ocidente infiel, como foi manifestada em 11 de setembro, não é consequência de um pequeno grupo não representativo 'sequestrando' uma religião cujos 'ensinamentos são bons e pacíficos'. Pelo contrário, o tipo de hostilidade islâmica que levou os terroristas islâmicos a agirem em 11 de setembro e em muitas outras ocasiões está profundamente enraizado em séculos de tradição islâmica."

Existem estudiosos muçulmanos que também reconhecem que o ISIS é islâmico. Vamos a alguns deles.

Ayad Jamal al-Din, clérigo muçulmano no Iraque.

“Eu digo que, ou seguimos o fiqh (direito religioso islâmico), caso em que o Isis está mais ou menos certo, ou então seguimos o direito civil humano esclarecido, segundo o qual os yazidis são tão cidadãos quanto os muçulmanos xiitas e sunitas. Temos de nos decidir entre seguir o direito civil humano, legislado pelo parlamento iraquiano, e seguir as fatwas emitidas pela jurisprudência islâmica. Não devemos dourar a pílula e dizer que o islã é uma religião de compaixão, paz e água de rosas, e que está tudo bem.” P. 201.

ALI, Ayaan Hirsi. Herege: Por Que o Islã Precisa de Uma Reforma Imediata. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Arwa Al-Khattabi, muçulmano e Especialista iemenita em História da Europa e da Alemanha.

"O ISIS chegou a implementar o Islã como está, pelo livro - não criou nada por si mesmo. Evocou os textos religiosos exatamente como são. Não distorceu, mudou ou substituiu nada. Ele veio com o texto e o implementou exatamente como está. Temos um problema e devemos assumir a responsabilidade por ele antes de culpar os outros pelo que está acontecendo no mundo. "Eles vieram para [implementar] o Islã adequado, completo com escravas, o estupro [...] É muito lamentável que queremos negar... Temos um grande problema e devemos reconhecê-lo antes de fazer qualquer outra coisa. Temos um problema e devemos assumir a responsabilidade por isso antes de culpar os outros pelo que é no mundo. Não podemos fechar os olhos e negar isso. Está acontecendo por nossa causa. Quando negamos as coisas e colocamos a culpa nos outros, como se fôssemos forçados a fazer tudo isso e não fossem a razão do que está acontecendo... Todos devemos reconhecer o que está acontecendo."

Abdullahi Ahmed An-Na'im, muçulmano e Professor de Direito na Emory University, EUA.

“As interpretações tradicionais da Sharia, ou lei islâmica, aprovaram a jihad agressiva para propagar o Islã. Eles permitiram a morte de homens inimigos cativos. Eles permitiram que os jihadistas escravizassem mulheres e crianças inimigas, como o ISIS fez com as mulheres yazidis na Síria.

Eu sou um estudioso muçulmano da Sharia. É minha opinião que a reivindicação do ISIS de legitimidade islâmica pode ser contestada apenas por uma interpretação alternativa viável da lei islâmica.

[...]

A interpretação dura e regressiva do ISIS da Sharia baseia-se no Alcorão de Medina, que repetidamente instruía os muçulmanos a apoiarem uns aos outros e a se separarem dos não-muçulmanos.

[...]

Todo o Capítulo 9 - que está entre as últimas revelações - categoricamente sanciona e autoriza a jihad agressiva contra todos os não-muçulmanos, incluindo o Povo do Livro ou cristãos e judeus (versículo 9:29 ).”

[...]

Afinal, apenas um punhado de Estados de maioria muçulmana - e apenas sob liderança ocidental - mostraram disposição para resistir à expansão militar do ISIS.

Enquanto isso, as massas de muçulmanos e seus líderes comunitários não estão - de maneira reveladora - recorrendo à Sharia para justificar sua oposição às reivindicações do ISIS. Muitos muçulmanos condenaram o ISIS por razões morais ou políticas, mas isso, provavelmente, é desacreditado entre os apoiadores do ISIS como raciocínio ‘ocidental’.”

Shadi Hamid, muçulmano, membro sênior da Brookings Institution, é autor de Excepcionalismo islâmico: Como a luta contra o Islã está remodelando o mundo e co-editor de Rethinking Political Islam.

“Uma esmagadora maioria de muçulmanos se opõe ao ISIS e sua ideologia. Mas isso não é exatamente o mesmo que dizer que o ISIS não tem nada a ver com o Islã, quando muito claramente tem algo a ver com isso.

Se você realmente olhar para a abordagem do ISIS para governança, seria difícil - impossível, na verdade - concluir que ele está apenas inventando as coisas à medida que avança e então dando a ele um brilho islâmico somente após o fato.

[...]

A apologética islâmica nos leva a um caminho de diminuição do papel da religião na política. Se os últimos anos de turbulência no Oriente Médio deixaram algo claro, é que, para os islâmicos de vários matizes - convencionais ou extremistas - a religião é importante.

[...]

No final das contas, porém, não é meu trabalho fazer o Islã parecer bom ou argumentar que o Islã ‘é uma religião de paz’, quando a realidade é mais complicada. Temos que ser fiéis às nossas descobertas e conclusões, mesmo que - ou talvez especialmente quando - elas nos deixem mais desconfortáveis.”

Yahya Cholil Staquf, um dos mais importantes líderes muçulmanos da Indonésia. 

"Os políticos ocidentais deveriam parar de fingir que o extremismo e o terrorismo não têm nada a ver com o Islã. Há uma relação clara entre fundamentalismo, terrorismo e os pressupostos básicos da ortodoxia islâmica. Enquanto não tivermos consenso sobre este assunto, não podemos ganhar a vitória sobre a violência fundamentalista dentro do Islã.

[...]

O objetivo [do ISIS] de estabelecer um califado global está totalmente dentro da tradição islâmica ortodoxa. Mas vivemos em um mundo de estados-nação. Qualquer tentativa de criar um estado islâmico unificado no século 21 só pode levar ao caos e à violência ... Muitos muçulmanos presumem que existe um conjunto estabelecido e imutável de leis islâmicas, que costumam ser descritas como shariah . Essa suposição está de acordo com a tradição islâmica, mas é claro que leva a um sério conflito com o sistema legal que existe nos estados-nação seculares."

O ISIS é islâmico! Se os membros do ISIS deixam de cumprir certas regras e requisitos do islã, isso não faz deles não muçulmanos. Até porque os ditos muçulmanos moderados também não cumprem todos os requisitos de sua religião, e nem por isso, são descartados como anti-islâmicos e falsos muçulmanos. Ninguém consegue cumprir todas as obrigações que suas religiões, ou ideologias prescrevem. Isto vale para tudo. Até um cientista pode num artigo acadêmico escrever coisas que não passam pelo escrutínio da ciência, mas disso não se segue que o seu artigo será totalmente não científico, ou anticientífico.

A essência dos ensinos do islã está totalmente presente nas atitudes do ISIS. E isto faz deles, um grupo autenticamente islâmico. Eles têm plena fé em Alá, no Alcorão e em Maomé como o último mensageiro de Deus. Suas posturas violentas estão em harmonia com o que Maomé e seus discípulos fizeram. Seus ensinos estão em consonância com o crescimento violento do islã, durante a vida e morte de Maomé. A sua violência coercitiva se coaduna, por exemplo, com a lei da apostasia, que preconiza a morte de quem abandona o islã. As humilhações que perpetram aos subjugados encontram eco na história islâmica.

Deixo aqui dois textos que argumentam que o ISIS é totalmente islâmico.

O Estado Islâmico e o Islã

https://myislam.dk/articles/en/ibrahim%20the-islamic-state-and-islam.php

O Estado Islâmico é islâmico e representa o verdadeiro rosto do islão