sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Documentários Vistos (30)


"Acredito que a evolução da sociedade possa ser medida pelo valor dado aos direitos da mulher." 

O Cineasta francês Nills Tavernier visita cinco países miseráveis (Camarões, Camboja, Senegal, Nicarágua e Etiópia), onde a emancipação feminina é uma luta diária e árdua, e conta neste documentário a história de cinco mulheres batalhadoras, que têm dado o sangue para que o sexo feminino tenha plena igualdade de direitos. A verdade nua e crua é que as mulheres ainda são tratadas como seres humanos subservientes em não poucos países e regiões. Aqui no Brasil, bem menos do que nesses países, obviamente.


O aquecimento global é um fato. Mas sempre têm aqueles que querem desmentir a obviedade das descobertas científicas. Hoje em dia, tem maluco pra tudo, tem até gente negando a esfericidade da Terra, porque não teria almas teimosas negando o aquecimento do planeta. Al Gore, conhecido político norte-americano, vem alertando o mundo há décadas sobre as catástrofes que podem vim e virão, caso as nações, inclusive o seu querido tio Sam, principal poluidor do planeta, não mudem drasticamente o seu modus operandi. Acredito que teremos um futuro tenebroso. Tsunami na Ásia em 2004, Katrina em 2005, e Tsunami no Japão em 2011, que o digam.


A cidade de Denver, no estado do Colorado, em 2014, finalmente liberou o uso recreacional da maconha. Os maconheiros da cidade agora podiam ficar chapados sem preocupações se iriam ou não serem pegos pela polícia e passarem algumas horas ou dias no chilindró. Um jornal aproveita a nova situação da cidade para investir parte de seus recursos em pesquisar e noticiar coisas relacionadas a cannabis. No mesmo ano, 𝐌𝐮𝐣𝐢𝐜𝐚, presidente do Uruguai, também libera a venda de maconha em seu país. Um ponto de interrogação fica no ar. O que acontecerá, em médio e longo prazo, com os maconheiros a todo vapor, relaxando sob os efeitos do 𝐓𝐇𝐂? Ouvi falar que a legalização aqui no nosso vizinho, não deu muito certo. Eu tinha uma expectativa melhor em relação a este documentário, mas o achei muito disperso e desorganizado. Existem outros bem melhores.


"Os humanos devem tomar muito cuidado em relação a responder quaisquer sinais de civilizações alienígenas." - Stephen Hawking, Professor de Matemática na Universidade de Cambridge.

Para o famoso Astrofísico, que está cada vez mais crente na existência de seres inteligentes habitando outros mundos, o nosso contato com eles será catastrófico. Tipo o filme Guerra dos Mundos, Independence Day... De minha parte, não descarto que esses seres estejam rodando e rondando o nosso planeta. Mas não há provas concretas, mas apenas evidências que me soam muitas vezes obscuras e inconclusivas. Este documentário é um exemplo, visto que traz muitas especulações rasas. Mas já supostamente me contradizendo: há sim indícios verossímeis de vidas pensantes fora do globo terráqueo.


O pedantismo japonês fez com que fossem lançadas duas bombas atômicas sobre o seu território, em agosto de 1945. Mais de 215 mil pessoas (em sua maioria, civis) foram mortas como que num passe de mágica. Mas a teimosia do Japão em não se render, não justifica, para mim, o lançamento desses demônios nucleares em Hiroshima e dias depois em Nagasaki. A velha máxima continua: um erro não pode justificar outro. Tsutomo Yamaguchi passou pelo inferno de sobreviver ao lançamento das duas bombas. Aos 90 anos de idade, em 2006, resolveu contar a sua história de sobrevivência e fazer um alerta ao mundo, para que nunca mais ocorra algo assim. Em 2010 ele faleceu, aos 93 anos.