segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Drogados: Efeito da Heroína


Documentário excelente, porém, verdadeiramente triste. Mostra o dia a dia de um viciado em heroína, de classe média, que não consegue mais parar de consumir a maldita droga. O vício é tão forte, que ele já fica com medo e pavor das reações que terá quando o efeito da droga passar. O vídeo mostra os inúmeros malefícios que a droga faz ao usuário. Todo o corpo sofre as consequências – cérebro, pulmões, diafragma, pernas, sistema nervoso, coração...

A mãe, coitada, presencia o filho se drogando, e o máximo que pode fazer, é se resignar. Leva-o ao hospital, para que ele faça os exames necessários e possa o mais rápido possível se internar para tratar o vício. No hospital o médico lhe dar um remédio chamado Suboxone, que pode evitar as reações da abstinência. Detalhe: Esse remédio é VINTE VEZES MAIS FORTE que a Morfina!

Cheiro de Álcool



Documentário que mostra o que estamos cansados de saber: que álcool e direção não combinam. Infelizmente no Brasil, a punição para quem acaba matando no trânsito por causa de bebidas alcoólicas é irrisória; tentando mudar essa situação a organização NÃOFOIACIDENTE está reunindo uma petição para mandar para o Congresso Nacional um projeto que aumenta a pena para quem comete infrações desse tipo em nossas ruas. É preciso 1 milhão e 300 mil assinaturas. O site é:


Basta estar de posse do seu título eleitoral para assinar a petição. 

Maconha: Perigo ou Esperança


Nos EUA, país onde a cannabis para uso medicinal já foi liberada em diversos Estados, a tensão entre o governo federal e os vendedores legalizados pelos governos estaduais é bem delicada. Isso acontece porque paradoxalmente, para o governo federal, toda e qualquer venda da cannabis, mesmo sendo legitimada pelos Estados, é crime. Vai entender essa política maluca. E ainda tem o problema dos limites para as pesquisas médicas do uso da maconha que são muito restritas nesse país. 

O documentário mostra os vários benefícios que a maconha para uso medicinal traz as pessoas que tem fortes dores crônicas, que não são devidamente aliviadas com os remédios convencionais. Em Israel, as pesquisas já estão mais avançadas, visto que o governo não tem a frescura e conservadorismo quadrado que o EUA tem. E também foi em Israel, que um cientista descobriu o princípio ativo da maconha (THC) na década de 1960.

O Próximo Nostradamus


Me contorci durante 1 hora e meia vendo este documentário da History, que tenta convencer os seus assinantes de que Nostradamus predisse vários acontecimentos futuros. E para completar, segundo ela, “o próximo Nostradamus” é um Teórico Político, Bruce Bueno, que criou um suposto algoritmo matemático no computador, que segundo ele, prevê o futuro com um alto grau de precisão.

O pior é que o filho da mãe até já foi chamado pelo Pentágono para fazer suas predições, e é um Cientista Político gabaritado em sua área, com uma ampla formação acadêmica. Bom, ele pode ser chamado por quem quer que seja, ter seu Ph.D e o escambal, o que ficou evidente nesse documentário chato, é que suas previsões são tão banais e óbvias, que não há nada de extraordinário nelas.


Há muitos anos, a History vem apresentando conteúdos duvidosos em sua programação. Esse é mais um exemplo
. Até mesmo canais que deveriam prezar pela qualidade do que é veiculado, acabam descambando para o sensacionalismo. O "senhor" dinheiro é quem determina o andar da carruagem. 

EVIDÊNCIAS - A Quem Importa a Existência de Deus?


Rodrigo Silva é Pós-Doutorado em Arqueologia na Andrews University, EUA, e um segundo Pós-Doutorado em Arqueologia Clássica na USP. Nessa pequena exposição de quase 24 minutos, ele mostra em linhas gerais, o porquê da existência de um Ser Superior Pessoal ser mais plausível que a sua não existência. Segundo ele, se Deus não existe, VALOR, SIGNIFICADO e PROPÓSITO são meras ilusões criadas por nós, simples seres humanos, abortados pela poeira cósmica do Universo. 

Os ateus esbravejam e apontam que a tríade mencionada pelo Silva, de fato, é uma contingência, visto que nem as religiões, igrejas, seitas e pessoas religiosas concordam entre si, sobre o que seria o valor, significado e propósito, que a suposta divindade poderosa e amorosa exige de nós. De acordo com a turminha cética de plantão, a ampla divergência nessa área é um tipo de prova ou evidência de que não existe porra nenhuma de valor, significado e propósito na vida.

A Grande Conspiração Alienígena - Histórias De OVNIs


Mais um documentário visto sobre o intrigante e maluco fenômeno UFO! De acordo com os teóricos da conspiração entrevistados nesse vídeo, o grande boom de visitas dos homenzinhos de outras galáxias começou após a Segunda Guerra Mundial, devido ao lançamento das bombas atômicas. As ondas de radiação delas viajaram anos luz pelo Universo, fazendo os extraterrestres perceberem a merda que nós, seres humanos, fizemos. 


Esse é apenas um ponto que o vídeo aborda. Sempre enfatizando o que esses pesquisadores dizem e acreditam, sem endossar o conteúdo de seus comentários. Ao contrário do que faz a History, quando traz em sua programação dezenas de documentários sobre OVNIS, aonde fica patente em sua forma de conduzir o documentário, um certo endosso e concordância no que está sendo dito pelos entrevistados. 



De qualquer forma, eu não duvido das maluquices propostas por esses investigadores de UFOs. Só acho pouco provável que estejam corretos em suas interpretações. Mas tudo é possível. Até mesmo essas doideras em que eles que tanto acreditam.

Prova Infalível: O Caso Roswell


Desde que comecei a ler sobre Ufologia em 2003, o caso Roswell sempre era apontado (e continua sendo) como o acontecimento mais significativo sobre os relatos de aparecimentos UFOs. No caso em questão, seria realmente uma nave extraterrestre que caiu num rancho no Novo México, EUA, e foi resgatada pelas forças militares do governo, que acobertou o caso para que a população norte-americana não soubesse da existência dos homenzinhos verdes (ou cinzas, rosas, vermelhos, roxos...), habitantes de outras civilizações há anos luz da Terra?


Nesse documentário, especialistas céticos e crentes jogam seus argumentos para persuadir o público de suas afirmações, sejam elas contra ou a favor da hipótese extraterrestre. Se eu adotar o bom senso, ficarei ao lado dos céticos, que dizem que foi apenas a queda de um balão meteorológico de um projeto ultrassecreto dos EUA, que tinha por objetivo monitorar possíveis atividades da URSS. Não obstante, num mundo e num Universo tão louco como nosso, muitas coisas e fenômenos incomuns parecem ser possíveis.

A Liberdade de Expressão nos EUA


Até onde a liberdade de expressão tem a sua “liberdade de se expressar”? Esse documentário revela inúmeros casos nos EUA aonde o “direito” de expressão foi tolhido pelas autoridades. Pessoas que se expressaram contra a guerra do Iraque, do Vietnam, contra a prática homossexual e etc, tiveram que enfrentar a censura, por não estarem de acordo com a agenda política/ideológica de certos grupos que detém o poder.

Por outro lado, a questão de sempre podermos expressar o que pensamos é muitíssimo complexa. Eu mesmo não posso tolerar discursos que venham classificar as pessoas negras como pessoas inferiores. E é exatamente isso que neonazistas ou pessoas racistas fazem. Elas querem ter a prerrogativa de dizerem que os negros são seres humanos de nível inferior. Mas nós, negros (e a maior parte da sociedade), não queremos por inúmeros motivos, que elas tenham essa "liberdade". Não TOLERAMOS em hipótese alguma isso.


De qualquer forma, é algo muitas vezes enviesado e complicado demais, sabermos até aonde podemos expressar nossos pontos de vista. Cada grupo lutará pelos seus “direitos” apresentando os mais variados argumentos para legitimar ou censurar certas cosmovisões. O que uma parcela da sociedade considera legítimo, outra parcela poderá considerar um crime.

A Era de Francisco: O Papa do Fim do Mundo


Algumas “profecias” dizem que esse é o último papa, antes que o mundo vá às favas. Parece que alguns tiveram uns transes bem loucos e “descobriram” que esse seria o derradeiro líder do catolicismo, antes que o fim do mundo se concretize. Estamos lascados!

Nesse documentário, a History volta ao passado do cardeal Bergoglio na Argentina e conta-nos um pouco de sua história como religioso daquele país, até chegar ao alto escalão do Vaticano, como papa Francisco, no ano passado.

De acordo com o vídeo, Chiquinho foi um religioso exemplar e caridoso que salvou muitas vidas durante o regime militar argentino (1976-1983). Um jesuíta que realmente lutou em favor dos oprimidos.

Tomara que a History não tenha floreado demais a trajetória de Chiquinho. Porque a rasgação de seda é bem evidente.

Biografia de Lúcifer



Diabo, Satã, Satanás, Lúcifer, Belzebu, Demônio, Espírito do Mal, Inimigo, Tinhoso, Beiçudo, Exu, Capeta, Senhor das Trevas, e pegue nome e adjetivos para se referir ao ser mais nefasto e ordinário da religião judaico-cristã. 

Esse documentário traça a biografia do capeta ao longo dos séculos: 

Queda do Império Romano? Culpa do Diabo.
A Peste Negra? Culpa de Satã. 
A colheita não foi boa? Culpa do Beiçudo.
Primeira Guerra Mundial? Culpa de Lúcifer. 
Segunda Guerra Mundial? Culpa de Belzebu. 
Etc, etc, etc, etc e etc? Culpa do Tinhoso. 

E o que dizer das ditas "bruxas"? Estas foram perseguidas, estigmatizadas, torturadas, e mortas, pois a sociedade imersa num mundo recheado de demônios, não podia conviver com quem fez um “pacto” com o maior inimigo de Deus. Fato é que a grande maioria eram apenas curandeiras. Usavam ervas para curar certas feridas e doenças. Nada além disso. A Teóloga, Carole Fontaine faz uma observação interessante:

“Lembrem-se que a maioria dos caçadores de bruxas, eram monges celibatários, pessoas que temiam as mulheres, ensinados a pensar mal delas e tinham na Bíblia um escudo, pois a mulher era a fonte do pecado. Se a sensualidade feminina era a fonte de pecado e estava associada a Satã, era natural pensar que se algo não dá certo na comunidade é porque Satã e suas mulheres trabalharam pra isso”.

Por causa de visões fanáticas como estas, segundo o vídeo, mais de 100 mil pessoas foram acusadas de bruxaria e punidas por isto. A maioria mulheres. 

Camêra Record: Violência e Miséria em Serra Pelada - 31/01-14


Documentário feito pela Record, que conta-nos a atual situação em que se encontra a Serra Pelada no Estado do Pará. Região que desde a década de 1980 abrigou mais de 100 mil garimpeiros atrás das enormes jazidas de ouro que ali se encontram. Nas décadas de 1980-1990 foi um verdadeiro formigueiro de homens escavando desesperadamente o solo de Serra Pelada para encontrar o tão sonhado ouro.

O Câmera Record nos informa que nos anos iniciais do garimpo, cerca de 42 mil kg de ouro foram oficialmente retirados dali. Enquanto que mais 42 mil kg saíram ilegalmente, ou foram contrabandeados. Devido ao grande fluxo de homens para a lá, Serra Pelada chegou a abrigar 15 mil garotas de programas em centenas de cabarés. A festa dos garimpeiros estava feita.

O vídeo mostra a história de dois garimpeiros que ficaram milionários. O primeiro conseguiu uma fortuna de 58 milhões de reais (convertido em nossa moeda atual); o segundo, uma “pequena” quantia de 128 milhões. Detalhe: Ambos gastaram tudo em poucos anos, e estão na maior pobreza. Inclusive, o primeiro mora num barraco doado por um amigo.

Atualmente ainda existem 10 milhões de kg de ouro a serem encontrados em Serra Pelada. Os garimpeiros estão em pé de guerra com uma empresa canadense que tem o apoio do governo para explorar as jazidas de ouro ali existentes. Quem mais sofre é a população pobre da região, vítima da corrupção do Estado e do empreendimento capitalista-selvagem da Colossus, empresa do Canadá, que suga que nem um vampiro a riqueza da região e está pouco se lixando para o povo que ali habita.

Mistérios do Espaço: Alienígenas


A NatGeo enumera várias evidências que parecem mostrar a existência de vidas extraterrestres bacterianas em outros planetas e luas. Visto que já foi encontrada água em alguns deles. Se aqui em nosso planeta existem milhares de formas de vidas que vivem em lugares extremamente inóspitos, é bem possível que tipos de vidas semelhantes existam em outros lugares do sistema solar e noutras galáxias. É a ciência avançando e jogando por terra velhos paradigmas.

Quanto a polêmica sobre a possível existência de vida inteligente fora da Terra, um dos cientistas entrevistados, Seti Shostak (Ph.D em Astrofísica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia) diz:

“A menos que haja algo de muito miraculoso no nosso sistema solar e no nosso planeta, a vida deve ser algo muito corriqueiro, ou seja, deve haver vida em um grande número de planetas, e alguns deles devem ter dado origem à vida inteligente”.