Até onde a liberdade de expressão tem a sua “liberdade de se expressar”? Esse documentário revela inúmeros casos nos EUA aonde o “direito” de expressão foi tolhido pelas autoridades. Pessoas que se expressaram contra a guerra do Iraque, do Vietnam, contra a prática homossexual e etc, tiveram que enfrentar a censura, por não estarem de acordo com a agenda política/ideológica de certos grupos que detém o poder.
Por outro lado, a questão de sempre podermos expressar o que pensamos é muitíssimo complexa. Eu mesmo não posso tolerar discursos que venham classificar as pessoas negras como pessoas inferiores. E é exatamente isso que neonazistas ou pessoas racistas fazem. Elas querem ter a prerrogativa de dizerem que os negros são seres humanos de nível inferior. Mas nós, negros (e a maior parte da sociedade), não queremos por inúmeros motivos, que elas tenham essa "liberdade". Não TOLERAMOS em hipótese alguma isso.
De qualquer forma, é algo muitas vezes enviesado e complicado demais, sabermos até aonde podemos expressar nossos pontos de vista. Cada grupo lutará pelos seus “direitos” apresentando os mais variados argumentos para legitimar ou censurar certas cosmovisões. O que uma parcela da sociedade considera legítimo, outra parcela poderá considerar um crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário