sexta-feira, 16 de março de 2018

Documentários Vistos (32)


Insetos: Uma Aventura Gastronômica anuncia uma tendência cada vez maior: dietas em que moscas, besouros, baratas, gafanhotos, larvas e tantos outros insetos farão parte do cardápio de um número cadA vez maior de pessoas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2050, devido ao grande aumento populacional, os insetos serão parte importante do cardápio de bilhões de seres humanos. E não apenas de pessoas na África, Oriente ou Ásia (o que já é uma realidade há muito tempo), mas de países da Europa também. Os insetos são grande fontes de proteínas e outrós nutrientes essenciais à saúde humana. E não nos espantemos, os insetos são mais saudáveis do que os hambúrgueres que comemos. Pesquisas estão sendo patrocinadas para tornar os insetos parte de nossa alimentação diária. Mas os pesquisadores do vídeo estão preocupados com as grandes empresas, que provavelmente ocuparão os grandes mercados desses "novos" alimentos.


Maria, mãe de Jesus. Maria, mãe de Deus. Maria, Rainha dos Céus. Maria, mãe de toda humanidade. Maria, de vários nomes compostos - seja Aparecida, Guadalupe, Conceição...

O Brasil já pode ser considerado um país evangélico. O número de pessoas que frequentam as várias denominações protestantes, excedem em muito os que vão a missa aos sábados ou domingos. 

Contudo, ainda somos uma nação mariana. A América Latina de ponta a ponta, ainda adora, venera e cultua essa semideusa do catolicismo romano, seja na sua forma mais "tradicional", seja sob os auspícios do sincretismo africano ou indígena. 

Neste documentário, vemos a fé em Maria, manifestada de várias formas, até o caso curioso de uma devota, que insiste, assim como o protestantismo, de que ela não foi virgem a vida inteira. Essa devota dá a entender que até mesmo Jesus foi concebido normalmente pela via sexual, entre Maria e José, seu marido.


O suicídio tem sido uma constante entre adolescentes e jovens, que muitas vezes, sabem esconder muito bem as suas angústias internas, fazendo com que familiares e amigos pensem que está tudo muito bem com eles. Mas o vazio da alma está lá, destruindo a pessoa por dentro. Neste documentário, uma jovem que teve a sua melhor amiga levada pelo suicídio, resolve fazer algo para ajudar os jovens que estão sendo levados por essa maré de desespero que é a depressão. Uma atitude louvável e de amor ao próximo.


O veganismo me atrai. Mas só na teoria, pois não teria força e determinação para não ingerir carnes e derivados. Acho que eles estão certos em olhar com mais empatia, para bois, vacas, galinhas, carneiros e tudo que é animal comestível aqui no ocidente. Ingestão de carnes e derivados, é uma alimentação que tem como força-motriz, a violência e a tortura. Parece soar hipócrita, termos pena e compaixão de um cãozinho sendo morto e torturado, mas olharmos uma galinha como simples alimento. Ambos (cachorro e galinha) são sencientes, sentem dor. Não há diferença alguma entre eles quanto a isso. Mas por uma questão histórico-social, endeusamos um, e escolhemos o outro para ser torturado e nos servir de alimento.

Este documentário apresenta os motivos pelos quais o veganismo é uma legítima e a única posição verdadeiramente empática para com os seres sencientes. 

Eu mesmo sendo simpático (mas como continuo comendo carne, sou apenas um dissimulado para eles) a causa vegana, poderia lançar várias objeções válidas e até aparentemente tolas contra essa posição, todavia, como eles já são rejeitados pela grande maioria das pessoas e pelas grandes multinacionais de alimentos (verdadeira máfia), então deixa pra lá. 

Sei também que existem veganos malucos por aí. Querem invadir fazendas, frigoríficos e lugares privados, para colocar em liberdade os animais que ali se encontram, como é o caso de um casal que aparece neste vídeo. 


Os EUA apesar de seu histórico protestante, a partir da década de 1960 começou a dá profusão há um número infindável de seitas e cultos esotéricos dos mais pitorescos e estranhos possíveis. Não que aquele país já não tivessem em seu seio, seitas e religiões exóticas até então. Lembremos o boom do espiritismo moderno que começa lá, com as irmãs Fox. Lembremos que o pentecostalismo evangélico com suas línguas estranhas também tem o seu início lá. Tantas e tantas foram as seitas que tiveram a sua origem nesse país. 

Da segunda metade do seculo XX, em especial na Califórnia, práticas ocultas pulsam que nem ferida aberta. É um culto mais esquisito e excêntrico que o outro. As pessoas estavam cansadas do protestantismo hipócrita que reinavam entre as religiões majoritárias. 

Este documentário, sendo de produção protestante, obviamente desaprova esses cultos, visto que ferem os seus princípios de fé. Ele é antigo e traz entre os seus pesquisadores o icônico Teólogo Dave Hunt, conhecido pelas exaustivas pesquisas na área de seitas e religiões, e, é claro, sempre olhando a sua crença e fé com mais parcimônia e suavidade.