quinta-feira, 20 de maio de 2021

O Mito da Idade de Ouro do Mundo Islâmico

Muçulmanos são constantemente acusados de intolerância (e com razão), por serem tão hostis as religiões não islâmicas como o budismo, cristianismo, judaísmo, espiritismo; fora serem bastante agressivos com homossexuais, ateus etc., nas sociedades onde são maioria. Se prezam por uma certa tolerância e diálogo, isto se dá em sociedades não islâmicas, onde são minoria, estando alijados do poder de mando, para perseguir e até matar qualquer um que falar algo negativo contra o seu profeta e religião.

Para contestar e refutar a pecha de intolerantes, não é incomum, apelarem para uma suposta e mitológica “era de ouro do islã”, ou “era de ouro da civilização islâmica”, que prezava pela tolerância e convivência pacíficas entre o islã, religião dos dominantes, e o cristianismo e outros credos, religião dos vencidos, em que estes viviam a plenitude de suas religiões e credos, sem serem importunados pelo poder estatal islâmico.

Eles também apelam para os poucos e duvidosos casos de tolerância muçulmana no mundo atual, fazendo dessas exceções à regra.

O presente texto focará no mito da idade de ouro, trazendo à baila as conclusões de historiadores que discordam da propaganda ideológica muçulmana de que no medievo, os muçulmanos eram exemplos de muita tolerância. Alguns desses historiadores também falará do mito de que os muçulmanos viveram uma era de ouro nas várias áreas do conhecimento. As citações finais atestarão o medíocre estado em que se encontram atualmente os países árabes nas ciências e educação. 

Para Mohamad Ballan, Ph.D em História Medieval e Islâmica na Universidade de Chicago, as coisas não foram bem assim. Ele escreve:

“[...] a ideia de uma ‘Idade de Ouro muçulmana’ é uma construção historiográfica. [...] Existem muitos problemas com essa perspectiva. [...] seu principal argumento de que o período entre o século VIII e o século XIII pode ser caracterizado principalmente pela tolerância, eflorescência cultural, unidade política e harmonia religiosa é contrário a muitos dos fatos que encontramos ao ler a história das várias civilizações que são incluída na categoria de ‘civilização islâmica’, uma frase que esconde a diversidade linguística, cultural, intelectual, teológica e política das terras em que os muçulmanos residiram durante os períodos medieval e início da modernidade. Isso para não falar do fato de que as narrativas promovidas por essas perspectivas da ‘Idade de Ouro’ costumam ser um retrabalho de histórias oficiais que não levam em consideração as realidades de grupos marginalizados durante o mesmo período. A perspectiva da ‘Idade de Ouro’ também é problemática porque é em muitos aspectos reacionária e uma resposta aos muitos desafios políticos, religiosos e intelectuais enfrentados pelo mundo muçulmano no período moderno.”

O historiador diz que a “idade de ouro islâmica” é pura ideologia, que não tem respaldo nos fatos históricos.

“A ênfase em uma ‘Idade de Ouro muçulmana’ é portanto, normalmente não com base em qualquer envolvimento abrangente com fontes históricas ou um desejo de descobrir a realidade real da história muçulmana medieval e do início da modernidade. Em sua essência, o projeto é puramente reacionário e busca fornecer aos muçulmanos a armadura ideológica de que precisam para resistir às críticas modernistas contra sua civilização. Infelizmente, no entanto, ao fazê-lo, o paradigma da ‘Idade de Ouro’ tende a submeter os fatos históricos a seus estreitos interesses ideológicos. Em outras palavras, as nuances da história e da civilização muçulmana são completamente obscurecidas em face de declarações amplas e abrangentes voltadas para enfatizar não apenas a retidão, mas até mesmo a supremacia absoluta da civilização muçulmana, como se acreditava ter se manifestado entre o século IX e o século XVIII. É nesse ponto que a história deixa de ser um esforço intelectual crítico e se torna polêmica e apologética.”

Discordo de algumas conclusões do autor no parágrafo final (não estou falando desses excertos postados). No entanto, o texto dele é muitíssimo bom. Vale dá uma conferida.

Muitos apologetas muçulmanos adoram dizer, que no reino de Andaluz, na Espanha, a tolerância religiosa para com os judeus e, também, cristãos, era política de estado. Uma idade de ouro da alteridade!

Mas a realidade se impõe sobre declarações fundadas mais em ideologia, e na ânsia de nos mostrar um islã do passado amigável, atraente e tolerante, do que na documentação existente, que desmente esse mito de que os judeus e cristãos viviam numa espécie de paraíso multirreligioso. O discurso muçulmano é exagerado e, infelizmente, muitas vezes, mentiroso.

Darío Fernández-Morera, Ph.D em Literatura Comparada na Universidade de Harvard, e autor do livro O Mito do Paraíso Andaluz: Muçulmanos, Cristãos e Judeus Sob o Domínio Islâmico na Espanha Medieval, contradiz todo esse discurso de tolerância islâmica fundado em um desejo de livrar o islã e os muçulmanos da pecha de intolerantes.

“Por quaisquer padrões objetivos, então, e apesar de suas realizações artísticas, literárias e científicas inegáveis e do pensamento moderno e desejoso de 'vamos todos nos dar bem' que tenta encobrir as evidências em contrário, a Espanha islâmica foi não é um modelo de harmonia multicultural. A Andaluzia foi assolada por conflitos religiosos, políticos e raciais controlados nos melhores tempos apenas pela aplicação de força tirânica. Suas conquistas são inseparáveis de sua turbulência.”

Richard Fletcher, Professor de História na Universidade de York, é categórico:

“O testemunho daqueles que viveram os horrores da conquista berbere, da fitnah [provação] andaluza no início do século XI, da invasão dos almorávidas - para citar apenas alguns episódios perturbadores - deve dar isto [isto é: a visão rosada de Espanha muçulmana] a mentira.

A verdade histórica simples e verificável é que a Espanha mourisca foi mais frequentemente uma terra de turbulência do que de tranquilidade. … Tolerância? Pergunte aos judeus de Granada que foram massacrados em 1066 ou aos cristãos que foram deportados pelos almorávidas para o Marrocos em 1126 (como os mouriscos cinco séculos depois). … Na segunda metade do século XX, surge um novo agente de ofuscamento: a culpa da consciência liberal, que vê os males do colonialismo - mais presumidos do que demonstrados - prenunciados na conquista cristã de al-Andalus e na perseguição de os mouriscos (mas não, estranhamente, na conquista e colonização mourisca). Misture bem a mistura e distribua-a gratuitamente para acadêmicos crédulos e pessoas da mídia em todo o mundo ocidental. Em seguida, derrame-o generosamente sobre a verdade ... nas condições culturais que prevalecem no Ocidente hoje, o passado deve ser comercializado e, para ser comercializado com sucesso, deve ser embalado de forma atraente. A Espanha medieval em estado natural carece de grande apelo. Fantasias auto-indulgentes de glamour ... fazem maravilhas para aguçar sua imagem. Mas a Espanha mourisca não foi uma sociedade tolerante e esclarecida, mesmo em sua época mais cultivada.”

A historiadora Gisèle Littman, conhecida por Bat Ye'or, faz coro, elencando um exército de fatos na Andaluzia, que faz evaporar a narrativa de uma sociedade exemplar quando o assunto é convivência pacífica e exemplar:

“Em 730, a Cerdagne (na Septimania, perto de Barcelona) foi devastada e um bispo foi queimado vivo. Nas regiões sob controle islâmico estável, judeus e cristãos eram tolerados como dhimmis - como em outros lugares em outras terras islâmicas - e não podiam construir novas igrejas ou sinagogas nem restaurar as antigas. Segregados em quartos especiais, eles tiveram que usar roupas discriminatórias. Sujeito a pesados impostos, o campesinato cristão formou uma classe servil ligada aos domínios árabes; muitos abandonaram suas terras e fugiram para as cidades. As duras represálias com mutilações e crucificações sancionariam os pedidos de ajuda dos reis cristãos aos moçárabes (dhimmis cristãos). Além disso, se um dhimmi prejudicasse um muçulmano, toda a comunidade perderia seu status de proteção, deixando-a aberta à pilhagem, escravidão e assassinato arbitrário.

[...]

A condição humilhante imposta aos dhimmis e o confisco de suas terras provocaram muitas revoltas, punidas com massacres, como em Toledo (761, 784-86, 797). Depois de outra revolta toledana em 806, setecentos habitantes foram executados. As insurreições eclodiram em Saragoça de 781 a 881, Córdoba (805), Mérida (805-813, 828 e no ano seguinte, e mais tarde em 868), e novamente em Toledo (811-819); os insurgentes foram crucificados, conforme prescrito no Alcorão 5: 33.

A revolta em Córdoba de 818 foi esmagada por três dias de massacres e pilhagem, com 300 notáveis crucificados e 20 000 famílias expulsas. O feuding era endêmico nas cidades andaluzas entre os diferentes setores da população: colonizadores árabes e berberes, convertidos muçulmanos ibéricos (Muwalladun) e dhimmis cristãos (moçárabes). Raramente houve períodos de paz no Amirato de Córdoba (756-912), nem depois.

Al-Andalus representou a terra da jihad por excelência. Todos os anos, às vezes duas vezes por ano, expedições de invasão eram enviadas para devastar os reinos cristãos espanhóis ao norte, as regiões bascas ou a França e o vale do Ródano, trazendo despojos e escravos. Os corsários andaluzes atacaram e invadiram ao longo das costas da Sicília e da Itália, até mesmo nas ilhas do Egeu, saqueando e queimando pelo caminho. Milhares de pessoas foram deportadas para a escravidão na Andaluzia, onde o califa mantinha uma milícia de dezenas de milhares de escravos cristãos trazidos de todas as partes da Europa cristã (os Saqaliba) e um harém cheio de mulheres cristãs capturadas. A sociedade foi fortemente dividida em linhas étnicas e religiosas, com as tribos árabes no topo da hierarquia, seguidas pelos berberes que nunca foram reconhecidos como iguais, apesar de sua islamização; mais abaixo na escala vinham os convertidos mullawadun e, na parte inferior, os cristãos e judeus dhimmi.

[...]

[...] bibliotecas inteiras de judeus e cristãos foram saqueados e destruídos. Outro proeminente jurista andaluz, Ibn Hazm de Córdoba (falecido em 1064), escreveu que Alá estabeleceu a propriedade dos infiéis de suas propriedades apenas para fornecer butim aos muçulmanos.

Em Granada, os vizires judeus Samuel Ibn Naghrela e seu filho Joseph, que protegiam a comunidade judaica, foram assassinados entre 1056 e 1066, seguidos pela aniquilação da população judaica pelos muçulmanos locais. Estima-se que cerca de cinco mil judeus morreram no pogrom de muçulmanos que acompanhou o assassinato de 1.066. Esse número é igual ou superior ao número de judeus supostamente mortos pelos cruzados durante a pilhagem da Renânia, cerca de trinta anos depois, no início da Primeira Cruzada.

O pogrom de Granada provavelmente foi incitado, em parte, pela amarga ode antijudaica de Abu Ishaq, um conhecido jurista e poeta muçulmano da época, que escreveu: 'Coloque-os de volta onde pertencem e reduza-os ao mais baixo dos mais baixos ... volte seus olhos para outros países [muçulmanos] e você descobrirá que os judeus são cães proscritos ... Não considere uma violação da fé matá-los ... Eles violaram nosso pacto com eles, então como você pode ser considerado culpado contra os violadores?'

Os muçulmanos berberes almóadas na Espanha e no norte da África (1130-1232) causaram enorme destruição tanto na população judaica quanto na cristã. Essa devastação - massacre, cativeiro e conversão forçada - foi descrita pelo cronista judeu Abraham Ibn Daud e pelo poeta Abraham Ibn Ezra. Suspeitando da sinceridade dos judeus convertidos ao islamismo, os “inquisidores” muçulmanos (isto é, anteriores a seus colegas cristãos espanhóis em três séculos) removeram as crianças dessas famílias, colocando-as aos cuidados de educadores muçulmanos. Maimônides, o renomado filósofo e médico, experimentou as perseguições almóada e teve que fugir de Córdoba com toda a família em 1148.

De fato, embora Maimônides seja freqüentemente referido como um modelo de realização judaica facilitado pelo governo esclarecido da Andaluzia, suas próprias palavras desmentem essa visão utópica do tratamento islâmico dos judeus: ‘... os árabes nos perseguiram severamente e passaram a ser nocivos e legislação discriminatória contra nós ... Nunca uma nação nos molestou, degradou, rebaixou e nos odiou tanto quanto...’.

[...]

A história sócio-política da Andaluzia foi caracterizada por uma dhimmitude particularmente opressiva que é completamente incompatível com as noções modernas de igualdade entre os indivíduos, independentemente da fé religiosa. No alvorecer do século 21, devemos insistir que os muçulmanos no Ocidente adotem padrões sociais pós-iluministas de igualdade, não ‘tolerância, abandonando para sempre sua hagiografia dos padrões brutais e discriminatórios praticados pelos juristas clássicos de Maliki dos ‘iluminados’ Andaluzia.”

Para se ufanarem ainda mais, os muçulmanos metidos a apologistas não se restringem a questão da tolerância, mas também, nas questões do intelecto e da ciência.

Em 2009, o então presidente Barack Obama, em um discurso falou sobre a dita “idade de ouro”, afirmando que o islã levou a luz do conhecimento para todo o mundo. Victor Davis Hanson, Ph.D em História Clássica na Universidade de Stanford, não subscreve as falas entusiasmadas dele:

“Em seu discurso na semana passada no Cairo, o presidente Obama proclamou que era um 'estudante de história'. Mas, apesar da imagem de Obama como intelectual formado pela Ivy League, ele carece de competência histórica tanto em fatos quanto em interpretação. … Obama… afirmou que 'o Islã... Carregou a luz do aprendizado por tantos séculos, abrindo caminho para o Renascimento e o Iluminismo da Europa'. [Na verdade] a cultura islâmica medieval ... teve pouco a ver com a redescoberta europeia dos valores clássicos gregos e latinos. Europeus, chineses e hindus, não muçulmanos, inventaram a maioria das descobertas que Obama atribuiu à inovação islâmica. ... Grande parte da Renascença, na verdade, foi mais baseada na fuga de séculos de estudiosos bizantinos de língua grega de Constantinopla para a Europa Ocidental para escapar da agressão dos turcos islâmicos.”

De acordo com Serge Trifkovic, Ph.D em História Moderna na Universidade de Southampton, Reino Unido, esse papo de “idade de ouro do islã” na área do conhecimento é um exagero.

“Para ser justo, o mito da idade de ouro do Islã tem um ponto de partida parcialmente válido: houve momentos no passado em que as sociedades muçulmanas atingiram níveis mais altos de civilização e cultura do que em outros momentos. Houve momentos em que algumas terras muçulmanas eram adequadas para um homem cultivado morar. Bagdá sob Harun ar-Rashid (apesar de suas bem documentadas probabilidades de matar cristãos e odiar judeus), ou Cordova muito brevemente sob Abd ar-Rahman no século X. Esses episódios isolados, nem longos nem típicos, são infinitamente invocados pelos apologistas e admiradores ocidentais do Islã.

[...]

Essa era foi marcada por, entre outras coisas, conquistas intelectuais. Vários pensadores e cientistas medievais que vivem sob o domínio islâmico, de modo algum todos eles ‘muçulmanos’ nominalmente ou substancialmente, desempenharam um papel útil de transmitir aos ocidentais frutos gregos, hindus e outros frutos do conhecimento pré-islâmico. Eles contribuíram para tornar Aristóteles conhecido na Europa cristã. Mas, ao fazer isso, estavam transmitindo o que eles mesmos haviam recebido de fontes não muçulmanas.

[...] o padrão que vemos repetidas vezes: os melhores muçulmanos, julgados por realizações intelectuais ou políticas, são geralmente os menos muçulmanos.

[...] Mas quando os pensadores foram longe demais em sua livre investigação sobre os segredos da natureza, prestando pouca atenção à autoridade do Alcorão, despertaram suspeitas dos governantes no norte da África e na Espanha, bem como no Oriente. Perseguição, exílio.

[...]  Do outro lado do Império, na Espanha, Averroës exerceu muita influência sobre pensadores judeus e cristãos com suas interpretações de Aristóteles. Embora fielmente fiel ao método de Aristóteles, ele encontrou o ‘principal motor’ aristotélico em Allah, a Primeira Causa universal. Seus escritos o levaram a desfavor político, e ele foi banido até pouco antes de sua morte, enquanto muitas de suas obras em lógica e metafísica haviam sido entregues às chamas.

[...] O problema de transformar essa lista de realizações intelectuais em uma era de ouro ‘islâmica’ convincente é que, o que quer que tenha florescido, o fez não por causa do Islã, mas apesar do Islã. Os muçulmanos invadiram as sociedades (persas, gregas, egípcias, bizantinas, sírias e judias) que possuíam sofisticação intelectual por direito próprio e falharam em destruir completamente suas culturas. Dar o crédito pelo que os remanescentes dessas culturas alcançaram é como creditar o Exército Vermelho pela sobrevivência de Chopin em Varsóvia em 1970! O Islã em si nunca encorajou a ciência, no sentido de uma investigação desinteressada, porque o único conhecimento que ele aceita é o conhecimento religioso.

Como Bernard Lewis explica em seu livro O que deu errado? o império muçulmano herdou ‘o conhecimento e as habilidades do antigo Oriente Médio, da Grécia e da Pérsia; acrescentou-lhes inovações novas e importantes de fora, como a fabricação de papel da China e a numeração posicional decimal da Índia’. Os números decimais foram assim transmitidos para o Ocidente, onde ainda são erroneamente conhecidos como números 'árabes', honrando não seus inventores, mas seus transmissores.

Além disso, as realizações intelectuais da ‘era de ouro’ do Islã eram de valor limitado. Havia muita especulação e pouca aplicação, seja em tecnologia ou política.”

Régine Pernoud, Historiadora e Ph.D em Letras na Ècole Nationale des Chartes, que trabalhou durante décadas como arquivista, chafurdando antigos documentos empoeirados da idade medieval, atesta o seguinte:

“Esquecemos frequentemente estes pormenores quando se trata das traduções de Aristóteles, que os filósofos árabes fizeram, em seguida, na Espanha; jamais teriam podido empreender semelhante empreendimento em Sevilha, como houvessem encontrado aí as bibliotecas que haviam conservado as obras de Aristóteles, e isto bem antes da invasão, ou seja, para a Espanha, antes do século VIII. A ciência e o pensamento árabes não fizeram mais do que aprofundar-se nas fontes preexistentes, a dos manuscritos que permitiram este conhecimento de Aristóteles e de outros escritores antigos. Seria um verdadeiro absurdo supor o contrário, como, aliás, se fez. A culpa é dos nossos livros escolares que mencionam Avicena e Averróis, mas passam completamente por cima de Isidoro de Sevilha. Jacques Fontaine chamou atenção sobre o fato de que, em arquitetura, o arco otomano, que se atribui geralmente aos árabes, existia há mais de cem anos antes de sua eclosão nesta Espanha ‘visigótica’, que ele tão bem estudou.” P. 50.

PERNOUD, Régine. Idade Média: O Que Não Nos Ensinaram. São Paulo: Linotipo Digital, 2016. (PDF).

Houve realizações importantes de fato, nas antigas cidades islâmicas do medievo, mas elas ficaram para trás. Os países muçulmanos atuais estão em péssimas condições no quesito educação, tecnologia e ciência. Os países ricos e modernos dos Emirados Árabes e a própria Arábia Saudita dependem quase que exclusivamente da importação de tecnologia e ciência do “satânico” ocidente judaico-cristão.

Asad Q. Ahmed, Ph.D em História Islâmica na Universidade de Princeton, nos revela a seguinte situação:

“[...] o estado da ciência e das disciplinas racionalistas no mundo muçulmano contemporâneo é geralmente lamentável e que é um desiderato da máxima urgência que a situação seja remediada.”

Bernard Lewis, Professor de História na Universidade de Princeton, diz que:

“Na Arábia Saudita, as universidades surgiram mais tarde, e em pequeno número. Atualmente, para uma população estimada em 21 milhões, há oito universidades – uma a mais que as sete instituições de ensino superior criadas pelos palestinos desde a ocupação dos territórios por Israel em 1967. ” P. 67.

"Segundo todos os indicadores das Nações Unidas, do Banco Mundial e de outras autoridades, os países árabes – em questões como geração de empregos, educação, tecnologia e produtividade – estão ficando cada vez mais para trás do Ocidente." P. 110.

Na página 112, Lewis traz estes dados:


LEWIS, Bernard. A Crise do Islã: Guerra Santa e Terror Profano. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

Paul Balta, que dirigente do Centro de Estudos Orientais Contemporâneos na Universidade de Sorbonne, na França, reconhece: 

"Um dos mais graves problemas que continuam a se impor em grande parte dos países muçulmanos é o do ensino inspirado pelo método corânico e fundamentado em sua aprendizagem decorada. Unicamente nos países árabes, em 2005, cerca de 50% das mulheres e 30% dos homens eram analfabetos. Um relatório da Organização da Liga Árabe para a Educação, Cultura e Ciências (ALECSO), estabelecida no final da década de 1990, afirma que ‘os programas educacionais, em vários casos, não correspondem nem às necessidades da sociedade árabe, nem às exigências de seu desenvolvimento. De maneira semelhante, não conduzem à formação do espírito crítico, científico e democrático’.

A partir de então, a situação não melhorou em nada. O segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre o mundo árabe toca as trombetas de alarme. Redigido por intelectuais árabes e publicado em 2004, ele salienta a existência de ‘grandes deficiências’ e apresenta uma longa lista de atrasos, principalmente os seguintes: acumulação de conhecimentos medíocres, fraqueza da capacidade de análise, falta de espírito criativo e de abertura para o mundo, ausência de pesquisas fundamentais. Recomenda, portanto, que se restabeleçam os liames com o espírito da ‘idade de ouro’ [que não existiu] do islamismo para se reencontrar a modernidade perdida.” P. 31-32.

BALTA, Paul. Islã: Uma Breve Introdução. Porto Alegre/RS: L&PM Editores, 2010. (PDF).

Gottfried Brakemeier, Ph.D em Teologia na Universidade de Gotinga, Alemanha, que devota grande reconhecimento ao legado islâmico, escreve que:

"[...] a ciência muçulmana estagnou. Atualmente, a relação entre ciência e religião islâmica parece carecer de nova definição. Há quem diga que ‘o islã e a ciência continuam a ser zonas de discursos separados e não sobrepostos para a maioria dos muçulmanos, mesmo para os cientistas muçulmanos”. P. 14.

BRAKEMEIER, Gottfried. Ciência ou Religião: Quem Vai Conduzir a História? São Leopoldo: Sinodal, 2006.

Muçulmanos mais sofisticados dizem que o mito é criação dos orientalistas do século 18-19, para justificar o imperialismo europeu, e que muitos muçulmanos compraram essa ideia errônea, visto que nunca houve declínio algum da civilização islâmica.

Entretanto, há de convirmos que as sociedades islâmicas dos últimos séculos estão muito longe do que elas foram na idade medieval, que produziu escritos importantes e relevantes, mesmo que os seus avanços tenham sido apesar do islã, e não por causa dele. E que tais avanços por mais interessantes e pertinentes que fossem, passam longe de evidenciar uma “idade de ouro”.

Não preciso nem falar da questão da tolerância religiosa, que no máximo aceitava a existência do outro, mas não a sua legitimidade, descambando muitas vezes em cruéis atos de perseguição e mortes. O que não era nada fora do padrão estabelecido por Maomé e seus primeiros seguidores.