domingo, 13 de março de 2016

South Central: O Bairro Proibido


South Central é o nome de uma enorme região na periferia da rica cidade de Los Angeles. Um lugar muito pobre, marcado por um alto índice de criminalidade, tráfico de drogas e de todos os males que mancham a reputação de um grande centro urbano. E o que não é novidade, é um bairro majoritariamente composto por pessoas negras.

Um ciclo interminável de jovens negros entrando para o crime, ainda quando crianças. Muitos deles, os pais e avôs seguiram pelo mesmo caminho errado e, acabaram sendo presos ou mortos. É um mal que se arrasta por décadas e décadas, e não seria exagero dizer, que isso, se deve em maior parte, ao histórico de racismo e segregação, que atrasou a ascensão social dos afros americanos. Não quero dizer, que os negros envolvidos na marginalidade estão isentos de suas responsabilidades, perante a justiça. Mas por que será que existe um índice tão alarmante de negros no mundo do crime? Não será pelo fato de lhes ser negada frequentemente a chance de poder evoluir socialmente? Ou alguém, ainda hoje teria a audácia de afirmar que eles são mais propensos a fazer coisas erradas, devido a sua condição fenotípica?!

Nesse filme, Bobby (Glenn Plummer) recém-saído da prisão, se encontra com seus “amigos”, e eles resolvem banir todo qualquer traficante de seu bairro. Não porque são contra o tráfico de drogas e , portanto, querem a vizinhança longe delas, mas porque almejam ser os únicos a vendê-las no “bairro proibido”. Os “Deuce”, sua gangue deve ser soberana na distribuição dos entorpecentes.

No entanto, um traficante poderoso está atrapalhando a hegemonia dos “Deuce”. Para que eles comecem a ganhar muito dinheiro, precisam eliminá-lo. Numa emboscada a noite, cabe a Bobby fazer o serviço de matá-lo. E ele o faz. Meses depois ele é preso e passa dez anos na prisão. Passa todo esse período sem ver o seu filho Jimmy (Christian Coleman), um bebê, quando ele foi preso.

Enquanto Bobby está ausente, a sua esposa Carole (Larita Shelby), uma viciada, não dá conta de criar decentemente o seu filho. Mais um ciclo se inicia de uma criança negra do bairro entrando para o mundo do crime. Jimmy, já imerso na bandidagem, leva um tiro quando tenta roubar o toca fitas de um carro.

Quando Bobby, ainda preso, tem ciência de que seu filho foi recrutado para o mundo do crime, pela sua gangue e, que quase veio a óbito por isso, ele resolve não fazer mais parte dela. Não se conforma que seu filho trilhe o mesmo caminho do pai e avô. Ele acaba conhecendo um homem na cadeia, que lhe ajuda a repensar a sua vida e a mudar sua visão. Ocorre-lhe uma verdadeira transformação, através da leitura, reflexão e entendimento advindos dos livros e diálogos travados com Ali, homem muito sábio, que lhe direciona para um novo caminho. Essas palavras do Ali é o começo da redenção de Bobby:

“Esse é o problema da nossa comunidade. O negro está na prisão ou fugindo da prisão e seus filhos sofrem. É a raiva no ciclo de ódio do negro. Você está nesse ciclo. [...] [Você] precisa quebrar esse ciclo. Ódio é quebrado com doação. Eu doo para você e quebro meu próprio ciclo de ódio. Por que eu me importo? Eu e você somos irmãos, e temos que estar do lado dos nossos filhos.”

Bobby, depois de várias tentativas, consegue a condicional. Agora seu objetivo é resgatar seu filho da marginalidade e lhe ensinar a ser uma pessoa honesta, íntegra e do bem. Num momento de muita tensão, em que Jimmy, incentivado por Ray Ray (Byron Minns), chefe dos "Deuce", está prestes a matar o homem que lhe deu o tiro, Bobby lhe dirige estas palavras no intuito de lhe salvar do buraco em que se encontra:

“Jimmy, filho, se atirar em um homem, com o tempo, suas feridas vão sarar. E depois, poderá se desculpar para esse homem. Se você roubar seus pertences, depois poderá devolver seus pertences ou recompensá-lo no mesmo valor. Mas se você matar, não tem depois. Não tem como se redimir com esse homem. Não poderá fazer a coisa certa com ele e sua família. Ele perde a vida para sempre. Você nunca poderá voltar atrás.”

Felizmente, Jimmy se deixa convencer pelas palavras de seu pai. Se livra de fazer a merda de matar um inocente.


Agora seu pai terá a chance de ensinar a seu descendente a quebrar esse ciclo nefasto, em que milhares de negros estão.

Filme aprovado! Filme recomendado!