Candomblé: Orixá Ninú Ilê
Antigo documentário sobre o Candomblé gravado em 1978. De lá
para cá, muita coisa mudou. O cuidado e atenção dispensados a cada detalhe, já vi
alguns adeptos lamentarem que não existem mais, em muitas comunidades. Nem o
culto nesse vídeo podia ser gravado. Os espíritos da comunidade não permitiam.
Hoje em dia, os orixás e cia perceberam que não podem deixar de acompanhar os
avanços tecnológicos e por isso, já se deixam serem filmados? Não esquecendo, é
claro, que segundo eles, Ogum é o orixá da tecnologia.
Candomblé: Folhas Encantadas
O Candomblé é uma religião que dá muita ênfase aos poderes
que emanam das folhas, de acordo com os seus fieis. No vídeo em questão, a mais
importante mãe de santo contemporânea, Stella de Oxossi, mostra-se uma pluralista religiosa. Ela diz que o Candomblé não é melhor
que as outras religiões, mas apenas uma maneira encontrada por ela de cultuar o
divino. Todos devem seguir intensamente os ensinos de suas religiões – servir a
comunidade religiosa, conforme foi chamado. Um fato curioso que ela menciona é
que muitas pessoas que estão profundamente envolvidas no “axé’, quando
perguntadas qual religião professam, respondem que são católicas. Para ela,
isso está errado, elas não devem negar o Candomblé. Particularmente gostei muito da fala dela.
Casa de Santo (Maragogipe)
Na cidade de Maragogipe, interior da Bahia, o Candomblé, proporciona um sentido de identidade, de se sentir especial, e de “ser” gente, aos seus habitantes. Essa religião traz coesão a sociedade maragogipana.
Mesmo sendo um crítico desses mitos e religiosidades tacanhas disseminados a torto e a direito em solo brasileiro, devo admitir que a religiosidade, neste caso, a religiosidade de matriz africana, bem ou mal traz em seu bojo um senso muito forte e imponente de ancestralidade, dando um lugar de honra aos seus aderentes, que ainda se sentem muito estigmatizados e vítimas de discriminação. É a válvula de escape deles, diante de um mundo tão hostil e cheio de problemas. De maneira similar, temos também nossos caminhos religiosos ou filosóficos, que nos servem como terapia diante das vicissitudes da vida.
O que é Umbanda
Um documentário bem didático sobre as origens e práticas da Umbanda! Uma religião tipicamente brasileira, que traz em suas crenças e práticas, elementos das religiões africanas, indígenas, do kardecismo e do cristianismo.
O bom seria que o brasileiro não precisasse desse tipo de muleta para viver bem em sociedade e consigo mesmo. Mas nós, muitas vezes somos muito frágeis emocionalmente, e assim, precisamos nos apegar à algo. Se aproveitando da instabilidade psicológica de muitos, essas religiões vem e arrebanham um número muito alto de fiéis.
Umbanda é Brasil
Micro documentário feito com intuito de desmistificar algumas ideias sobre a Umbanda. Por exemplo, pensa-se que a Umbanda é uma religião afro-brasileira. Mas não é. É uma religião criada no Brasil, por um brasileiro que incorpora elementos da religiosidade trazida pelos negros africanos. Assim como ela trouxe para a sua liturgia elementos da pajelança, catolicismo e kardecismo. As diferenças em relação ao Candomblé são substanciais, de acordo com os entrevistados. É uma verdadeira miscelânea de crenças e atos litúrgicos. É uma religião brasileira.
Uma garota que participa de um culto umbandista e vai se consultar com um suposto espírito provido de uma visão de mundo mais apurada e cheio de sabedoria, nas palavras dela, esses foram os “maravilhosos” conselhos dele:
“Ele falou coisas sobre perspectiva de vida, sobre minhas dúvidas quanto ao meu futuro. Sobre seguir o seu coração, fazer o que você acha certo, e tomar isso como seu rumo, como um propósito pra você viver. Seguir o que você acha certo”.
Puta merda! A menina vai se consultar com esse suposto ser de luz, pra ele lhe dar esse tipo de conselho?! Essa menina não tem Facebook não?! Porque esse tipo de ajuda ela consegue em 5 minutos com o Face dela aberto. Não precisa ir num terreiro se submeter a baforadas de charutos na cara pra receber esse tipo de conselho LIXO; de quinta categoria; filosofia barata e sem valor. Espírito de araque.
“Seguir o que você acha certo” – existe pior pensamento do que esse?! “Seguir seu coração” – é de embrulhar o estômago.