terça-feira, 5 de setembro de 2017

Documentários Vistos (20)


Uma excelente fonte histórica sobre a Batalha de Midway no pacífico, entre os EUA (aliados) e Japão (eixo), em 1942. Micro-documentário propaganda, feito pelo governo norte-americano, com imagens coloridas dos ataques sofridos pelos soldados aliados, que derrotaram com a sua defesa anti-aérea e navios, os soldados japoneses. Precioso registro da época. 

Nem tudo está perdido. Muitas pessoas estão fazendo um maravilhoso trabalho em prol da reeducação alimentar dos pequenos. O índice de doenças em crianças, adolescentes e jovens, decorrente da ingestão descomunal de gorduras e açúcar é uma realidade, que já está custando muito caro. A máfia dos alimentos industrializados está lascando a saúde de todos. As crianças, tomando emprestado o título de outro documentário, são "a alma do negócio"; são as principais vítimas das multinacionais dos alimentos. Sabendo deste fato, pessoas engajadas estão unidas numa coalizão nacional, para abrirem os olhos dos pequenos, para que eles comecem a ingerir mais frutas, legumes e verduras. The Kids Menu trabalha nessa perspectiva, oferecendo um fio de esperança, em meio aos caos em que se encontra a nossa alimentação diária. O documentário naturalmente retrata a situação do EUA, mas a realidade brasileira é muito semelhante a de lá. Então o documentário tem o seu devido valor para o contexto tupiniquin.
Em 1965 começou no Harlem, o mais tradicional bairro negro localizado em Nova Iorque, um projeto esportivo de basquetebol, junto a comunidade, que transformou a vida de centenas de jovens negros da periferia, em atletas da NBA. Holcombe Rucker iniciou uma liga de basquete que mudou a cara do Harlem, fazendo esse bairro ser o centro das atenções de todo o país. A Liga Rucker há mais de 50 anos tem sido um celeiro de atletas de ponta, que dadas as condições de pobreza e marginalização em que estavam/estão inseridos socialmente, não teriam um futuro promissor no mundo dos esportes (e nem na vida), e provavelmente, muitos deles adentrariam o mundo da criminalidade.


Documentário sobre o cenário de música alternativa em Los Angeles. Festas realizadas nos quintais das casas em South Central, bairro conhecido pela pobreza e violência. Bandas underground de Punk, divulgando suas músicas em pequenos shows, para um público bem diferente e "estranho". Legal ver a diversidade que se encontra nas grandes cidades, por mais que não gostemos de muitas delas, criticando-as e julgando-as negativamente, por não se enquadrarem na nossa maneira de ser. Tribos, culturas, estilos, modos distintos de ver e viver a vida. 


Dois homossexuais. Duas histórias de luta contra os olhares condenatórios da sociedade. Fallon Fox e Terrence Clemens. A primeira, uma transgênero, que pratica MMA. O segundo, um jovem, que busca o seu lugar ao sol, no basquete universitário. O documentário concentra-se na batalha deles dois, para conseguirem seus objetivos profissionais, sem deixar de lado quem realmente eles são. Ser gay ainda é muito difícil. Os julgamentos vexatórios e hipócritas, correm a galope. Mas eles estão bem encaminhados. Persistência e boas amizades, fizeram toda a diferença em suas batalhas diárias.