terça-feira, 13 de outubro de 2015

O Mundo Segundo os Brasileiros: Nova Deli (Índia)



“Na Índia é crime saber o sexo da criança. Se você vai fazer uma ultrassonografia, o médico [está] proibido de falar que essa criança é menino ou menina. Se sabe que é do sexo feminino, eles matam a menina ainda na gestação. As mulheres que sobrevivem, que [...] acabam se casando, depois sofrem muito, até na casa do marido são assassinadas se os pais dela não pagarem o que o marido quer”.

O que os multiculturalistas e as feministas têm a dizer sobre isso? É apenas um aspecto cultural de um povo que deve ser respeitado e não ser alvo de criticas de quem não está inserido no contexto indiano? Duvido haver um pingo de coerência na resposta deles. 

O Mundo Segundo os Brasileiros: Texas (EUA)



No Texas, Estado sulista, o brasileiro Daniel, morador da cidade de Dallas, reconhece:

“Tem muitas pessoas negras aqui. E na cultura americana os negros e os brancos são bem diferentes. Existe um racismo bem grande aqui. Não é igual ao Brasil”.

Já aqui no Brasil, o racismo é bem camuflado.

O Mundo Segundo os Brasileiros: Medellín (Colômbia)


Umas das brasileiras que mora na cidade de Medellín, leva a reportagem a fazer o que se chama lá na Colômbia de “Narcotour”, uma visita a alguns lugares que tiveram uma certa importância na vida de bandidagem do maior traficante que o mundo já viu, Pablo Escobar. Um prédio em que ele morou, o cemitério onde está enterrado e um bairro que ele mesmo mandou construir em “benefício” dos mais pobres. 

O que impressiona, é que os menos favorecidos o idolatram como um ídolo e senhor dos menos favorecidos! Para eles, não importa o tanto de mortes e sofrimentos provocados pelo Escobar. Ele os ajudou, quando o Estado não o fez! 

É sempre assim, quando o Estado não supri as necessidades básicas da população, está, infelizmente, aceitará a ajuda de quem vier primeiro, mesmo sendo um assassino, torturador e traficante da pior espécie como foi o Escobar. É difícil julgar negativamente um povo tão oprimido e abandonado pelas autoridades que devia lhes restituir o trabalho e impostos que essa mesma sociedade lhes paga. 

Aqui no Estado do RN, não é muito diferente, a grande massa da população interiorana e da capital continua a votar e colocar num pedestal políticos corruptos e inescrupulosos. Nos contentamos com migalhas. 

Hot Girls Wanted


Documentário saído do forno, que conta a história dos bastidores do mundo pornô amador. Garotas de 18 ou 19 anos, inconformadas com a “vidinha” pacata que levam na casa de seus pais, almejando uma vida mais intensa e com dinheiro no bolso, acabam indo para casa de um cara muito esperto em Miami, que arranja os contratos com as pequenas gravadoras desses filmes de entretenimento adulto. 

Assim, as cenas vão aparecendo, aparecendo, aparecendo... E o bolso delas começam a engordar, engordar, engordar... Bom, nem tanto. Muitas querem chegar ao estrelato, mas até lá, terão que levar muita... Deixa pra lá... 

Enfim, um documentário sério, que mostra um pouco dos bastidores desse mundo tão polêmico e tão cheio de mistérios e curiosidades. 

Link do vídeo:

http://megafilmeshd.net/hot-girls-wanted/

Abandonados: Histórias Obscuras da Torre de Vigia


As testemunhas de jeová são com certeza uma das seitas mais repugnantes que existe. Esse pequeno documentário com os realísticos depoimentos de quem já fez parte dela, desnuda o mundo paralelo em que os membros dessa religião vivem. 

Basta um membro discordar de uma vírgula do que a Torre de Vigia ensina, e isso já será suficiente para ser expulso da religião como um criminoso.

Pelo menos desse mal, a igreja católica e as igrejas evangélicas estão livres. Pois se pode discordar e muito de seus ensinamentos e, mesmo assim, permanecer na religião, sem ser considerado um doente espiritual que a todos infecta com o seus vírus demoníaco. 

Conheci algumas testemunhas que viveram nesse carcere emocional e intelectual. Eram impedidas de ler qualquer material religioso que não fosse publicado pela editora de sua religião. Para uma organização religiosa proibir os seus fieis de lerem materiais de outros credos, só pode ser por muito medo de seus erros serem refutados. 

Vista Minha Pele



“Vista a minha pele e verá que não há branco sem preto...”

Nesse curta metragem, os papéis são invertidos, está tudo pelo avesso – os negros estão no lugar dos brancos e estes no lugar dos negros. O branco foi escravizado e é vítima de preconceito e discriminação. Fica muito claro o objetivo desse pequeno filme, que é expor o mito da igualdade racial e da meritocracia num país tão injusto e contraditório como o nosso. Foi uma maneira simples e bastante eficaz de escrachar o racismo presente na sociedade brasileira.

Caminhos da Reportagem: Mão de Obra de Escrava



Grandes marcas e lojas como a Zara, C&A, Marisa, 775, entre outras, fazem uso (ou já fizeram) de trabalho escravo, utilizando mão de obra barata dos imigrantes bolivianos e paraguaios, que vêm ao Brasil em busca de algo melhor. Essas empresas não tem nenhum compromisso com a dignidade humana dessas pessoas. O interessante é a cara de pau e canalhice quando os diretores dessas empresas vão a público afirmarem que não tinham conhecimento disso. Sempre dizem que é um caso isolado, e que irão corrigir a situação.

Esse episódio de Caminhos da Reportagem traz muitas histórias desses latinos vivendo em condições nada agradáveis na cidade de São Paulo. O vídeo também mostra os reais motivos deles se deslocarem até o Brasil em busca de empregos. É que em seus países de origem, não há como sobreviver, a não ser que seja na extrema miséria. A pobreza é intensa e generalizada, tanto em Laz Paz (Bolívia) como em Assunção (Paraguai). Eles preferem vim morar em terras brasileiras, trabalhando 12 ou 14 horas diárias, muitas vezes de domingo a domingo, a ter que viver em seus países, aonde não há trabalho. 

Anorexia e Bulimia


Uma chocante e esclarecedora entrevista de quase 1 hora com uma jovem linda e inteligente que passou pelo inferno da Anorexia e da Bulimia, na sua adolescência. A Depressão por sentir-se gorda e, portanto, feia, desencadeou esses dois demônios. Fora as automutilações que fizeram parte desses momentos bastante difíceis que essa menina teve que enfrentar a partir dos seus 15 anos de idade. Mas ela conseguiu superar com um árduo esforço e dedicação. É um exemplo de garra e determinação. Porém, ela sabe que a batalha diária continua.

Dementes: O Assassino BTK - Dennis Lynn Rader


O cara assassinava com requintes de crueldade. E ainda mandava cartas para polícia, fazendo provocações com ela. Durante 30 anos (1974-2004) ficou impune, pois a polícia não tinha nenhuma pista de quem seria o serial killer da pequena cidade de Wichita, no Kansas. Um psicopata frio, calculista e que não tinha absolutamente nenhuma piedade de suas vítimas. Seu interesse era vê-las sofrer. 

Filosofia do Cérebro


TEIXEIRA, João de Fernandes. Filosofia do Cérebro. São Paulo: Paulus, 2012.

Livro escrito pelo João Teixeira (Ph.D em Filosofia na Universidade de Essex, na Inglaterra, e Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade Tufts, EUA), que expõe a relação entre Filosofia e Neurociência. Para o Teixeira, o problema entre mente-cérebro é intratável, muito provavelmente nunca será resolvido.

Em vários trechos do livro, ele elucida com clareza os motivos pelos quais é impossível tirar conclusões apressadas em afirmar que “o mental é apenas um produto do metabolismo cerebral”. (P. 82). Ele coloca um freio epistemológico nas afirmações dos Neurocientistas mais otimistas em estabelecer cabalmente essa relação entre o cerebral e o mental.

Ele escreve:

“Há muito entusiasmo ingênuo entre os neurocientistas, mesmo entre os mais brilhantes. [...] Talvez seja ainda muito cedo para afirmar que a neurociência pode tomar o lugar da filosofia. Parece que muitos neurocientistas de hoje são como os filósofos anteriores a Kant, que não viam limites à expansão do conhecimento. E falar de limites à expansão do conhecimento não significa fazer uma aposta contra a ciência, mas colocar os pés no chão e lembrar que da ciência talvez não seja possível esperar respostas para questões metafísicas.” P. 16.

“Já houve quem dissesse, entre os filósofos da mente, que o problema mente-cérebro é insolúvel. [...] A ideia básica é que não é possível para a mente compreender a si mesma. Para esses filósofos, o problema mente-cérebro é insolúvel porque o cérebro não é suficientemente poderoso para formular uma teoria que explique seu próprio funcionamento. É possível que nunca consigamos resolver um problema desse tipo. Há problemas insolúveis, e a questão da consciência seria um deles, pois supera as capacidades cognitivas humanas.” P. 48-49.

Acho que seria petição de princípio tentar justificar a legitimidade da compreensibilidade da CONSCIÊNCIA usando a consciência. Você assume a priori, a premissa de que a consciência é capaz de explicar a si mesma. Acaba-se caindo em circularidades. É um postulado. Sendo assim, é impossível resolver a questão mente-cérebro.

“Mas como poderíamos supor, por exemplo, que mente e cérebro são a mesma coisa, se mal conhecemos as propriedades do cérebro?” P. 47.

É isso mesmo, apenas suposições sem suporte empírico até o momento.

"[...] Estamos longe de explicar as bases moleculares das atividades mentais humanas, e as tentativas de sua compreensão através de intervenções no cérebro pelo uso de medicamentos ainda são muitos imprecisas. Não sabemos, tampouco, o quanto a intervenção química no cérebro pode nos ajudar no sentido de solucionar o problema mente-cérebro e consolidar uma teoria da mente inteiramente biológica.” P. 27.

Aposto que muito neguinho ficaria descontente com este enunciado. Assim como tem muito neguinho que se empolga com esse tipo de declaração (eu).

“Por que a consciência parece resistir tanto a uma possível redução a estados cerebrais? Se a ciência pode, em um futuro próximo, explicar a natureza do mental, ainda assim restaria o problema da consciência.” P. 20.

A ORIGEM DO UNIVERSO, a ORIGEM DA VIDA e a ORIGEM DA CONSCIÊNCIA, e como explicá-las, são os maiores mistérios a serem resolvidos (se é que vão) pela Ciência.