Documentário feito pela Record, que conta-nos a atual situação em que se encontra a Serra Pelada no Estado do Pará. Região que desde a década de 1980 abrigou mais de 100 mil garimpeiros atrás das enormes jazidas de ouro que ali se encontram. Nas décadas de 1980-1990 foi um verdadeiro formigueiro de homens escavando desesperadamente o solo de Serra Pelada para encontrar o tão sonhado ouro.
O Câmera Record nos informa que nos anos iniciais do garimpo, cerca de 42 mil kg de ouro foram oficialmente retirados dali. Enquanto que mais 42 mil kg saíram ilegalmente, ou foram contrabandeados. Devido ao grande fluxo de homens para a lá, Serra Pelada chegou a abrigar 15 mil garotas de programas em centenas de cabarés. A festa dos garimpeiros estava feita.
O vídeo mostra a história de dois garimpeiros que ficaram milionários. O primeiro conseguiu uma fortuna de 58 milhões de reais (convertido em nossa moeda atual); o segundo, uma “pequena” quantia de 128 milhões. Detalhe: Ambos gastaram tudo em poucos anos, e estão na maior pobreza. Inclusive, o primeiro mora num barraco doado por um amigo.
Atualmente ainda existem 10 milhões de kg de ouro a serem encontrados em Serra Pelada. Os garimpeiros estão em pé de guerra com uma empresa canadense que tem o apoio do governo para explorar as jazidas de ouro ali existentes. Quem mais sofre é a população pobre da região, vítima da corrupção do Estado e do empreendimento capitalista-selvagem da Colossus, empresa do Canadá, que suga que nem um vampiro a riqueza da região e está pouco se lixando para o povo que ali habita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário