Uma inteligente exposição feita pelo Marcus Valério, Mestre em Filosofia pela UNB, sobre a história do Criacionismo, enquanto sistema de pensamento teológico que se pretende científico para destronar a Teoria da Evolução do seu lugar de primazia na comunidade científica e principalmente nas escolas. Ele divide essa história em quatro períodos básicos:
1 – Período: Nas primeiras décadas do século XX, a estratégia criacionista foi simplesmente proibir o ensino da Evolução nas escolas.
2 – Período: Surge o Criacionismo “Científico” em meados da década de 1960, que tenta refutar a Evolução usando a ciência.
3 – Período: Surge o Criacionismo Filosófico que questiona o status epistemológico do Darwinismo.
4 – Período: É o que vivemos atualmente, com os adeptos do Design Inteligente, grupo que nasce no início da década de 1990, e que perdura até hoje.
Para o palestrante, o Criacionismo não foi e não é ciência de modo algum. E apesar de admitir uma certa sofisticação epistemológica no Design Inteligente, este carece das mesmas falhas do Criacionismo das décadas anteriores.
Realmente muitas de suas criticas são válidas e merecem ponderação da parte de quem adota a posição divergente da Academia. Mas ele só conta metade da história. Muitas questões poderiam ser colocadas que minimizam o impacto do que ele disse. De qualquer forma, sou fã desse cara, desde o início de 2006 eu leio os textos dele, que são maravilhosamente bem escritos e bem articulados. É um verdadeiro Filósofo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário