sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Documentários Vistos (19)


Depois de tantos documentários vistos sobre a Coreia do Norte, esse procura dar voz aos representantes do governo norte-coreano, para que eles respondam as acusações que geralmente são feitas ao regime socialista vigente naquele país. As acusações são as mais diversas, como a violação de direitos humanos, fuzilamento de pessoas que não concordam com o regime, falta de liberdade de expressão, encenação dos habitantes para falar bem do regime, restrição de liberdade religiosa, escassez de comida e etc. 

Curiosamente, o maior apologista do regime comunista lá, é um espanhol, que há cerca de mais de 20 anos, vem somando esforços, para que a comunidade mundial, veja a Coreia do Norte, de maneira mais positiva. É um espanhol que foi aceito pelo regime, e que tem trabalhado arduamente para convencer as outras nações, de que a Coreia do Norte é um paraíso. Ele mostra-se bastante indignado com as mentiras que são ditas sobre o país. Ele é eloquente, articulado, um apaixonado pelo socialismo. Mas é um dissimulado, que deve ganhar uma fortuna do governo, para fazer o que faz. Nem ele e nem os outros convencem! Só tornam mais claro o quanto o regime coreano é totalitário, castrador e um estorvo para os seus 23 milhões de habitantes. 

É um documentário riquíssimo. 


De 1985 a 1989 a Romênia, país do bloco comunista, sofreu uma verdadeira invasão no mercado negro, de filmes estrangeiros. Esses filmes causaram o maior frisson na população, que não tinha acesso ao mundo exterior, por causa do cerceamento de liberdade, que é típico dos países comunistas. A população que já sabia que o seu governo era uma bosta, ficou mais convencida disso, na medida em que assistia os filmes dos países "imperialistas". Acho que o defeito do documentário é simplificar demais a complexidade histórica da Romênia (isso vale para qualquer país), dando a entender que tais filmes foram mola propulsora para que o país saísse do atoleiro do socialismo. Vários fatores foram responsáveis, e não apenas a exibição de películas exibindo o American Way of life. Apesar dessa pequena ressalva, o documentário é muitíssimo bom. É bastante curioso. Uma coisa fica muito clara: a vida nos países do leste europeu era uma merda. Não que a vida no sistema capitalista seja o paraíso. Mas é menos pior. 


Pode soar como teoria da conspiração, ou outras coisas malucas, que só quem é biruta da cabeça, daria crédito. Mas o documentário é bom. Talvez o melhor sobre Ufologia que já vi. O principal ponto que ele reitera várias vezes é: O governo norte-americano tem escondido sistematicamente do público e até de seus presidentes, a realidade do OVNIs. Algumas coisas ditas são difíceis de acreditar, é verdade. Entretanto, quanto a realidade dos UFOs, não são poucos os militares e ex-membros do governo que afirmam convictamente a sua existência. Há muitas informações no vídeo. Super recomendado.


Jesus fumava erva (maconha)!

Essa é uma das doutrinas da Igreja Etíope Coptic de Sião, sediada na Flórida. "Baseado" no texto de Gênesis 1.29, que diz: "Eis que voz tenho dado toda ERVA que dê semente." - eles legitimam o fumo diário e exaustivo da cannabis. Logo de cara pode-se pensar que é mais uma seita de gente doida, que liberou todos os limites aos seus membros, porém, só é permitido a maconha, porque ela é natural. Cigarros, cocaína e outras drogas, são proibidas, pois são manufaturadas. A cannabis vinha da Jamaica, só podia ser! Também não se pode fazer sexo, se a a finalidade não for a procriação. Sexo oral? Nem pensar! Os líderes e alguns membros dessa seita de maconheiros causaram a maior dor de cabeça a polícia na década de 1970. Foram presos, nem tanto por fumarem a erva, mas por colocarem suas próprias crianças pra darem seus tragos diários. Aí teve jeito não. Cadeia neles! O documentário traz mais histórias inusitadas relacionadas as drogas, na Flórida, nos anos 1970-1980, como a cidade de Everglades, onde praticamente 100% de seus habitantes se envolveram no tráfico de maconha. 


Caramba! Quantas histórias! Quantos sonhos, vivências, perdas, frustrações, sofrimentos, pensamentos, visões da vida, do mundo, de si mesmo, são compartilhadas nesse longo vídeo! Sensível, impactante, reflexivo, perturbador! Força-nos a uma introspecção, ao examinarmos quem somos de fato. Será que conseguimos descobrir? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário