quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Design Inteligente: Um Pressuposto Fundamental e Primordial a Ciência


Palestra de Johannes Janzen (Ph.D e Mestre em Engenharia pela USP, Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT) sobre os Pressupostos Filosóficos dos quais a Ciência DEPENDE.

Esses Pressupostos seriam:

- Faculdades Confiáveis
- Ordem Inteligível
- Lógica
- Matemática
- Verdade

Trabalhando rapidamente os dois primeiros, o Janzen não tem nenhuma dúvida de que o naturalismo não se adequa de forma alguma a eles.

Se nós somos o resultado do puro acaso irracional, sem uma Inteligência por trás, então, nossas capacidades intelectivas, se é que temos tais faculdades, não podem ser dignas de confiança. A IRRACIONALIDADE não pode resultar em RACIONALIDADE. A NÃO-INTECIONALIDADE não pode gerar INTENCIONALIDADE. Até Filósofos e Cientistas ateus se deram conta disso.

Thomas Nagel, ateu, Ph.D em Filosofia na Universidade de Harvard, escreve:

"O evolucionismo naturalista provê uma explicação de nossas capacidades [mentais] que mina a confiabilidade delas, e ao fazer isto, mina a si mesmo." [1]

O Janzen até mesmo menciona que o próprio Charles Darwin reconhecia isso. Aproveitei e peguei o dito reconhecimento de Darwin em um livro que tinha lido alguns anos atrás.

"Sempre surge a terrível dúvida se as convicções da mente humana, que se desenvolveram de animais inferiores, possuem algum valor ou são confiáveis afinal. Alguém confiaria na mente de um macaco, se é que há qualquer convicção em tal mente?" [2]

Quanto à ordem Inteligível do Universo, cabe à mesma pergunta: Como a natureza e o cosmos podem ser passíveis de serem estudados e escrutinados se são meros arranjos aleatórios e sem sentido algum? Na formação das galáxias e do nosso planeta não houve um processo guiado, mas uma cegueira total. Para os materialistas, não existe propósito no Universo, logo porque procurar o “como” das coisas?

Diante do que foi exposto na palestra em foco, esses dois Pressupostos Filosóficos dão uma SUSTENTAÇÃO ENORME a EXISTÊNCIA de um DESIGNER na criação de tudo. Sobretudo no que concerne ao labor científico, que só foi e é possível, porque esse Designer capacitou a nós (Faculdades confiáveis) e ao Universo (Ordem Inteligível).

REFERÊNCIAS:


2 – SIRE, James. O Universo ao Lado. São Paulo: Hagnos, 2009. P. 122.

Nenhum comentário:

Postar um comentário