Com muito sarcasmo, ironia e piadas, o famoso apresentador norte-americano ateu e anti-religioso, Bill Maher, viaja pelo mundo entrevistando líderes religiosos, para tentar ridicularizá-los. Atacando e argumentando contra as grandes religiões monoteístas e seitas, ele parece atingir o seu alvo.
Muitas de suas criticas são válidas e certeiras. Inclusive a sua acidez humorística. Sempre defendi que toda e qualquer religião, escrituras sagradas ou crenças, devem ser questionadas e postas a prova. Nada de colocar a fé religiosa acima das demais facetas que compõem a existência humana.
No entanto, ele comete inúmeras falácias e desonestidades que solapam a credibilidade de seu documentário. A edição foi muito bem feita. E assim, você pode conseguir praticamente o que quiser. Ironicamente, muitas das atitudes do Maher é que acabaram sendo ridículas. Só os ateus inveterados não conseguirão ver as falhas metodológicas do vídeo. Mas o Maher pouco se importa com isso. Ele quer é fazer chacota com os líderes religiosos, e realmente consegue fazer muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário