Apesar dos EUA terem uma política de guerra falida contra a maconha e outras drogas, na cidade de Oakland, Califórnia, existe uma pequena loja que tem o “aval” do governo estadual para vender a cannabis, para uso medicinal. De acordo com Steve, diretor executivo da Harborside Heath Center:
“A Califórnia legalizou o uso medicinal da cannabis em 1996. [...] A lei estadual permite aos pacientes com uma recomendação médica, comprar e possuir a cannabis. Nós temos mais de 94 mil pacientes registrados, o que faz de nós o maior vendedor legal de cannabis de todo o planeta”.
No entanto, as leis estadunidenses sofrem um tipo de bipolaridade, visto que as leis estaduais podem entrar em conflito com as leis federais. Estas proíbem em qualquer instância a venda da cannabis. Steve, um dos donos desse pequeno comércio de maconha, diz:
“Por vender a quantidade de Cannabis que eu vendo, posso pegar até três penas de morte federais”.
Ele continua:
“O Harborside é muito escrupuloso para obedecer todas as leis estaduais e regulações. Apesar disso, ainda estamos violando a lei federal”.
Segundo, Thom Mrozek, do Departamento de Justiça:
“A lei da Califórnia diz que há uma razão médica pela qual as pessoas usam maconha. A lei federal diz que a maconha é ilegal sempre, para todos os usos. Esse é o conflito. A lei federal, como qualquer estudante de direito do 1º ano sabe, é superior à lei estadual. Qualquer um que possua uma loja de maconha na Califórnia, está sujeito a uma batida federal a qualquer momento”.
Os EUA já é conhecido por ter umas leis bem estranhas, contraditórias e estapafúrdias.
Link do vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário