sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O Mundo Segundo a Monsanto


Documentário investigativo que traz à tona as sujeiras, mentiras, desonestidades e maldades de uma gigante multinacional norte-americana que não mede esforços para tentar dominar 100% do mercado mundial dos alimentos. E o pior que ela tem conseguido. À custa de muitas mortes e doenças provocadas pelos seus produtos; difamação de cientistas que tem provado a periculosidade de seus produtos químicos e transgênicos; a desapropriação de pequenos agricultores; e a contaminação do solo de inúmeras comunidades residenciais.


O governo norte-americano (e de outros países também) é omisso perante os descalabros dessa empresa. Infelizmente o capital financeiro determina a política estatal e a ciência. Quando o Estado não coloca um freio nessas megas empresas, o resultado é o prejuízo para a sociedade que nada pode fazer. O Estado é comprado. Regula de maneira ineficiente o que essa empresa fez e faz. O Estado precisa intervir mais. Contudo, os recursos financeiros que estas empresas possuem fala mais alto que o bem-estar da sociedade em geral. O Estado acaba se tornando uma mera peça de xadrez. Os governos são corruptos. Tem muita culpa nisso tudo. Falta regulação e integridade por parte do Estado para frear as sandices dessas multinacionais. O vídeo diz:


“Pelas leis americanas, a maioria das vezes, é muito raro que os executivos dessas empresas sejam responsabilizados criminalmente. Para isso, temos o sistema civil, os tribunais civis, onde os fazemos pagar. Mas a verdade que as compensações que as empresas pagam décadas depois são uma fração de seus lucros. Por isso vale a pena manter esses problemas em segredo, e nos perguntamos o que estarão escondendo nesse exato momento. Devo dizer, não podemos jamais confiar em uma empresa como a Monsanto, para falar a verdade sobre a poluição ou sobre produtos. Não podemos confiar neles”.


É sem dúvida um dos documentários mais terríveis que já assisti. Essas porcarias de sementes e produtos transgênicos dessa empresa, já estão bem estabelecidos no Brasil também. Os alimentos naturais e saudáveis estão completamente ameaçados. O futuro é sombrio. Como bem disse o meu amigo Roberto Rosemberg, formando em Sociologia pela UFRN:


"Uma Companhia gigante que engole empresas menores, passando por cima de tudo e ainda com argumentos de que a intenção é a defesa de uma agricultura sustentável, além disso, proteger os recursos e promover um melhor padrão de vida. Pergunta básica - de quem e para quem? A briga pelo lucro esta acima de tudo, a Monsanto está por aqui desde a década de 1960 e em vários países, praticando atos por demais 'generosos' com a conivência do poder político que parece estar sempre de joelho para o poder do $$$$$. Dane-se a vida!"

Não há desprendimento e generosidade nas práticas comercias dessa empresa. Acredito que são poucas as multinacionais que tenham uma política que dignifique a vida humana. Uma política além do $$$$. 

Parabéns a jornalista, Marie-Monique Robin, pela coragem, disposição e boa vontade em provar concretamente os crimes contra humanidade que essa multinacional tem feito durante décadas. As vítimas, desde pessoas comuns, políticos, cientistas e pequenos agricultores foram ouvidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário