segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A Rota do Escravo: A Rota da Resistência


Esse singelo documentário da UNESCO nos mostra os horrores da escravidão que os africanos sofreram. Esse sistema diabólico e maléfico perdurou por centenas de anos ceifando a vida de milhões de seres humanos para satisfazer a ganância de países europeus e árabes.

Uma das "justificativas" que se dava para essas atrocidades era simplesmente que os negros era uma raça inferior, e que, portanto, podia e devia ser escravizada. O documentário em certo momento diz:

Para justificar a exploração de seres humanos foi criado o conceito de hierarquia racial. A suposta inferioridade de africanos será usada para dar uma boa razão para que fossem escravizados e para praticar terror físico e emocional diário, capaz de mantê-los sob domínio e combater movimentos de resistência. 

As sequelas do escravismo, infelizmente perduram até hoje. O racismo é muito forte tanto no Brasil, como nos Estados Unidos e na Europa. 

O comércio de escravos e a escravidão são agora coisas do passado, mas eles deixaram em seu rastro o racismo – um veneno resistente, que assola as nossas sociedades até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário