Formidável documentário sobre a matemática chinesa, revelando as descobertas e criatividades aritméticas que o império chinês realizou milênios antes do ocidente. Os matemáticos chineses elaboraram um método para um imperador transar com as 121 mulheres de seu harém em apenas 15 dias. Haja ENERGIA!
A Índia também é apresentada como uma precursora da matemática moderna. O vídeo comenta:
“Podemos nunca saber como os indianos criaram os seus sistemas numéricos. Mas sabemos que eles o refinaram e o aperfeiçoaram, criando os ancestrais dos nove numerais que usamos por todo mundo hoje. Muitos classificam o sistema de contagem indiano como uma das maiores inovações intelectuais de todos os tempos. Se desenvolvendo o mais próximo do que podemos chamar de uma linguagem universal”.
O tão importante ZERO (0) surge na matemática indiana. Eis um grande legado para a Matemática. Uma revolução para ela. Os chineses, mesopotâmios, gregos e egípcios não chegaram a conceituar esse número.
É provável que o sistema religioso da Índia os tenha auxiliado na conceituação do ZERO (0). As suas abstrações sobre o NADA e a ETERNIDADE, parecem ter ajudado na formulação do ZERO (0). Isso possibilitou grandes avanços matemáticos. =D Lembrando que outras abstrações matemáticas de suma importância foram criadas pelos indianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário