sábado, 26 de setembro de 2015

A História da Matemática: A Linguagem do Universo



Nesse documentário, a matemática egípcia, babilônica e grega é belamente analisada, mesmo que superficialmente, mostrando a inteligência e sagacidade de alguns dos seus cidadãos que tiveram insights valiosíssimos que ajudaram a descobrir muitas leis matemáticas e consequentemente muitas leis do universo. 

“Durante milhares de anos, sociedades por todo mundo, descobriram que uma disciplina mais do que outras, guarda certo conhecimento sobre as realidades fundamentais do mundo físico – essa disciplina é a matemática”.

E nos intricados momentos históricos dessa disciplina, se encontra, talvez o maior dos filósofos. 

“Apesar de pensarmos nele (Platão) hoje como filósofo, ele foi um dos estudiosos mais importantes da matemática”. 

“Platão foi arrebatado pela visão de mundo pitagórica, e considerava a matemática, a pedra fundamental do conhecimento. Algumas pessoas diziam que Platão provavelmente foi a figura mais influente da matemática grega em nossa percepção. Ele dizia que a matemática é uma forma importante de conhecimento, e que tem relação com a realidade. Então conhecendo [a] matemática, sabemos mais sobre a realidade”. 

“Em seu diálogo ‘Timeu’, Platão propunha a teoria de que a geometria é a chave para se desvendar os segredos do universo. Uma visão ainda mantida por cientistas hoje”. 

Como explicar a exatidão da aritmética com os seus complexos números, frações, teoremas e etc? Por que o sucesso epistemológico dela é tão evidente? 

“Teorias científicas foram derrubadas de uma geração para outra, mas os teoremas e os elementos são os mesmos de 2000 anos atrás”.

“Quando você para pra pensar, é realmente incrível, que ensinamos os mesmos teoremas, talvez de uma maneira um pouco diferente, ou organizados diferentes. Mas, a geometria euclidiana ainda é válida, e mesmo na matemática avançada, quando se trata de grandes espaços dimensionais, ela ainda é utilizada”.   

Quando vejo esse tipo de vídeo, expondo a Matemática e a sua precisão em decifrar e explicar o universo, não paro de pensar em como isso é um problema para os atuais paradigmas da Sociologia e Antropologia. Paradigmas que tem uma verdade inabalável de que tudo é um constructo social. É uma contradição ingênua, que os seus proponentes parecem não perceber. 

Se a Matemática fosse apenas um construto social não fincado na realidade do universo, não teríamos chegado as grandes descobertas cientificas e tecnológicas que temos hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário