sábado, 26 de setembro de 2015

Entendendo a Crise de 29



Um bom documentário com ótimas imagens dos anos 1920 e 1930, trazendo à luz, os fatos que culminaram na crise 1929. Onde a população estadunidense se viu de um dia para o outro numa situação de pleno desespero devido à derrocada dos seus investimentos na bolsa de valores. 

“Sem aviso, a bolsa estourou. A festa acabou”.

Todo o otimismo, consumismo, vaidades, futilidades e promessas de um país sem pobreza, caíram por terra no final dos anos 20 e início dos anos 30. Para aplacar esse pesadelo, não adiantou muita coisa, os EUA exigirem o pagamento dos países europeus que lhes deviam milhões. Estes, ainda estavam se recuperando das perdas financeiras advindas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A situação norte-americana, de acordo com o vídeo, era esta:

“9 mil bancos quebraram ou fecharam as portas. 100 mil empresas faliram. O produto interno bruto foi reduzido de 80 bilhões dólares em 1929 a metade (40 bilhões, em 1932). O desemprego aumentou de 3,2% para 25%. Pelo menos 1 em cada 4 trabalhadores não tinha emprego. A violência cresceu nas cidades americanas. Grupos de cidadãos americanos atacaram autoridades locais, por falta de assistência do governo. A população fez manifestações contra o pagamento de aluguéis e passeatas contra a fome”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário