E o que dizer dessa película? Um extraordinário filme sobre a luta pelos direitos civis dos afro-americanos na década de 1960, liderados pelo Reverendo Martin Luther King. De acordo com os arquivos da época, o roteiro vai sendo trabalhando especificamente nos acontecimentos ocorridos na pequena cidade de Selma, no Alabama, um dos Estados mais racistas e segregacionistas dos EUA.
King com audácia, intrepidez e inteligência moral não esmorece diante da cruel e injusta oposição enfrentada para que os negros tivessem os seus plenos direitos eleitorais garantidos.
O que mais me chamou à atenção na trama foram os vários diálogos que o King teve com o Presidente Johnson, para que este outorgasse uma lei favorável e eficiente a favor dos direitos civis reivindicados pela comunidade negra. O que foi negado inúmeras vezes pelo Presidente.
Não obstante, usando de táticas pacifistas de não-violência, King e seus companheiros conseguiram reunir uma grande massa populacional de negros e brancos, para marcharem e protestarem por mais igualdade e mais justiça social. Felizmente, apesar de muitas mortes, cárceres, torturas e humilhações, o então Presidente concede em 1965 o direito de voto irrestrito aos negros em todas as esferas públicas.
É um filme de primeira grandeza. King foi um exemplo de ser humano, que colocou a sua vida para servir e não para ser servido. Não ganhou o Prêmio Nobel da Paz à toa. Como sabemos, infelizmente, foi assassinado em 1968. Mas seu lindo e inestimável legado permanece. Esse, sim, um verdadeiro Profeta. E não somente ele, mas todos os que lutaram para colocar em evidência a VERDADE de que ser humano nenhum é superior ou inferior ao outro apenas pela melanina a mais ou a menos que possui.
Link do filme:
http://megafilmesonline.net/selma-uma-luta-pela-igualdade-legendado/
Nenhum comentário:
Postar um comentário