Mestre Bimba: A Capoeira Iluminada
Como durante um bom tempo de minha vida eu treinei e vivenciei o que é a Capoeira, sei o quanto esse documentário emociona. Quando passei a praticá-la, deixei o futebol de lado. Este já não tinha o valor de antes.
A Capoeira é a maior difusora da cultura brasileira no exterior. Pena que ela não é valorizada em nosso país. Porém, lá fora é super bem vista e apreciada.
Mas de qualquer forma, viva o Mestre Bimba, pela sua dedicação em disseminar com muita dedicação e esforço essa arte tão bonita. Graças a ele, a Capoeira ganhou o mundo, e hoje goza de um status nunca antes imaginado.
A Capoeira é uma ARTE ILUMINADA!
Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira
Um dos maiores expoentes da cultura afro-brasileira. O Mestre Pastinha. Mas como no Brasil, a cultura é desvalorizada e seus heróis também - ele morreu abandonado num quarto velho, escuro e úmido no Pelourinho, em 1981. Um dos maiores divulgadores dessa linda arte chamada Capoeira. Felizmente muitos de seus alunos estão ainda vivos e divulgando a Capoeira nos quatro cantos da Terra. Mesmo que eu ache a Capoeira Angola menos atrativa que a Capoeira Regional
A Capoeira de Pernambuco: Os Valentes Capoeiras
Bateu uma nostalgia assistindo isso. A Capoeira foi algo muito importante em minha vida. Os vários Mestres de Recife e Olinda são as estrelas desse vídeo. Contam como era a Capoeira praticada em suas respectivas juventudes. Rodas de rua, brigas, desafios, malandragem... Uma exaltação da Capoeira Pernambucana em detrimento da Capoeira dos outros Estados, inclusive da Bahia. Um dia eu volto! Mesmo com essa lombar podre que tenho. Salve a Capoeira!
Memórias do Recôncavo: Besouro e Outros Capoeiras
É de uma riqueza cultural inestimável esse documentário com os Mestres e praticantes da Capoeira, que ainda estão vivos e guardam as memórias, lembranças, superstições, histórias, mitos e lendas da luta em forma de dança, no Recôncavo Baiano. Em tom nostálgico e pitoresco, um preto-velho vai narrando com sua típica sabedoria, os áureos tempos da vadiagem no Recôncavo. Em seu humilde casebre, sentado, com um fumo em mãos, linguagem simples, pausada e cansada pelos longos anos de vida (93 anos), ele destila seus conhecimentos de testemunha ocular daqueles saudosos tempos que ficaram para trás. E como não poderia faltar, a figura de Besouro Mangagá, mais famoso capoeirista da região, é lembrada e enaltecida. Numa mistura de mito e verdade histórica, ele juntamente com os Mestres Pastinha e Bimba, é um dos principais ícones da luta brasileira.
Iê, Volta do Mundo: A Ancestralidade e a Oralidade no Universo Cultural da Capoeira
Mais um valioso documentário sobre a Capoeira. Patrimônio cultural não mais do Brasil, mas do mundo. Um reconhecimento mais que merecido da UNESCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário