sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Documentários Vistos (6)

Migrantes


E para quem pensa que a escravidão no Brasil acabou, esse documentário expõe o trabalho estafante e mau remunerado dos cortadores de cana. Não são raras as cidades do interior nordestino que não dispõe de empregos para os seus cidadãos; o que acaba forçando-os a trabalharem para grandes empresas no corte da cana-de-açúcar recebendo salários miseráveis sem nenhum direito trabalhista.

É uma desanimadora realidade para estas pessoas, que mesmo diante de tanto problemas conseguem vencer trabalhando e superando as dificuldades que lhes aparece.

As Bruxas


Elas estão em toda parte. No catolicismo com as suas rezadeiras; no pentecostalismo com as irmãzinhas que quando oram "curam" desde uma simples hérnia ao mais maléfico câncer; e nas religiões afros e centros espíritas nem se fala.

Kung Fu: Templo Shaolin


Disciplina, técnica, dedicação, treinamento duro, destreza e equilíbrio extraordinário entre mente e corpo, fazem do Kung Fu praticado no Templo Shaolin uma das mais belas lutas e artes produzidas pelo ser humano. Documentário sem igual sobre essa arte tão fascinante.

A Vida Secreta dos Apóstolos


Vez por outra esses canais pecam nos títulos de suas produções. O sensacionalismo muitas vezes é a bola da vez. É o jeito que encontram para angariar telespectadores. -_- Não há nenhum documento ou evidência histórica apresentada no vídeo que mostre uma suposta vida secreta dos apóstolos, mas, apenas uma narrativa de seus feitos que qualquer estudioso (leitor, melhor dizendo) médio do Novo Testamento já conhece. 

Geralmente as produções da National Geografhic são de primeira linha. Porém, esta deixa a desejar. Apesar da participação de eruditos de peso como Bart Erhman, Marvin Meyer e John Domminic Crossan. 

É uma piada quando o Marvin Meyer e outros, dizem que o livro de Atos não tem valor histórico. Só rindo mesmo. A Arqueologia comprovou quase que de ponta a ponta, muitos lugares, episódios e titulações políticas que o livro de Atos menciona. 

Para descartarem por completo essas histórias, primeiramente eles têm que estabelecer o materialismo filosófico como as lentes mais viáveis para se interpretar esses eventos. É ai que eles não serão bem sucedidos. Vão levar surra tentando estabelecer essa visão auto-destruidora.

Pro Dia Nascer Feliz


Documentário triste e desanimador sobre a educação pública do nosso país. O descaso pelo sistema educacional, como todos sabem é regra absoluta nessa nação. É lamentável. 

Enquanto as escolas públicas não tiverem a estrutura necessária e os professores estiverem recebendo o salário diminuto que recebem, nunca teremos uma educação de primeiro mundo. Continuaremos na merda. 

No Brasil, o que tem realmente algum valor, é o carnaval, futebol e outras futilidades semelhantes. Enquanto não aprendermos a valorizar em primeiro lugar o que de fato importa, não chegaremos nunca a ser um país justo e digno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário