sábado, 24 de dezembro de 2016

Documentários Vistos (8)


A Igreja Católica como sempre, querendo calar a boca daqueles que não concordavam com ela. Os valdenses, os albigenses, John Wyclife e John Huss - todos perseguidos e muitos mortos pela igreja que se autoproclama a representante oficial de deus na terra. Quanto amor! 

Sou grato a estes pré-reformadores, e a Martinho Lutero por terem tido a coragem de desafiá-la.  Posso até não comungar com muitas das ideias propagadas por estes - mas graças a eles, hoje temos liberdade religiosa e filosófica para questionar o que achamos não estar em consonância com a verdade e com a nossa consciência.

Um dos Historiadores do documentário, Edward Panosian (Ph.D, Mestre e Bacharel em História na Universidade Bob Jones, EUA), traz uma informação curiosa:

"Uma observação notável, que foi feita, é que mais livros foram publicados na história do mundo ocidental sobre Martinho Lutero do que sobre qualquer outro indivíduo que andou sobre a terra, exceto o próprio Senhor Jesus Cristo. É uma observação notável, me parece. [E] que exige alguma resposta a pergunta porque Lutero é importante".


Um bom documentário para quem quer conhecer a reforma protestante na Inglaterra e na Escócia. O vídeo mostra o processo de tradução das escrituras que foi de importância salutar para que a reforma tivesse sucesso.

Foi o protestantismo o desencadeador da educação graças ao seu incentivo de leitura das escrituras em sua própria língua. Isso pirou a cabeça do papa e de seus comparsas. Não duvido nenhum pouco que se a igreja católica pudesse, até hoje ela não daria a oportunidade de seus fiéis lerem as escrituras e criticar os seus dogmas toscos.

Uma grande parte de seus dogmas estão amparados apenas na tradição. O protestantismo foi algo maravilhoso para o mundo ocidental. Tirou a hegemonia do papa em muito países. Pena que o protestantismo brasileiro seja quase tão tosco quanto o catolicismo.


Se tem gente que acredita que uma defunta ouve preces; que fala com mortos; que supostas divindades africanas criaram o mundo e etc. Por que não existiria pessoas que atribuem o seu "sucesso", a sua "paz", ao tinhoso/capeta/diabo/belzebu/chifrudo?!

As seitas satânicas se proliferam nos EUA, Europa e América Latina. O beiçudo anda mais vivo do que nunca. 


Documentário sobre o processo de tradução da Bíblia da língua grega (idioma original em que ela foi escrita) para o vernáculo. Não foi um processo fácil. Várias etapas árduas foram vencidas para que o sonho de muitos pré-reformadores e reformadores fosse concretizado. A cegueira, medo e fanatismo da igreja católica impedia que a população lesse o livro sagrado em sua própria língua. Pois num piscar de olhos perceberiam as incoerências propaladas pelos cardeais e padres em seus catecismos.

O vídeo conta a história curiosa do pioneiro nesse trabalho de tradução, John Wycliffe, que depois de 40 anos morto, seus ossos foram desenterrados pela cúria romana para serem queimados, visto que o defunto quarentão foi considerado herege. Mais um episódio patético dessa instituição.


Deixando num primeiro momento a visão religiosa exposta no final, esse documentário é bem interessante, ele expõe a falta de privacidade que o cidadão comum vem sofrendo por parte do governo (América do Norte) e a castração de ideias através de políticas de censura que o mesmo acha subversivas. Penso que as coisas só tendem a piorar. 

E aqui no Brasil com um monte de alma sebosa na política querendo calar as vozes discordantes, não é difícil ter um pouco de receio quanto a instalação da censura orquestrada por grupos que se dizem discriminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário