segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Livros Lidos (15)


O neopentecostalismo foi uma das piores coisas que aconteceram nas últimas décadas. O povo brasileiro que já era imerso nas crendices bobas legadas pelo catolicismo, apenas mudou o seu objeto de superstição.

A superstição continua a dar no meio das canelas da nossa sociedade com essas igrejas que só fazem explorar a ingenuidade/burrice/carência de uma boa parcela dos cidadãos.

Isso é o preço amargo que se paga por não termos uma educação de qualidade em nossas escolas. Proveitosa a leitura desse livro que tive a oportunidade de ler a um 1 ano e meio. Ele me fez ter ainda mais nojo dessas igrejas neopentecostais que não valem merda. Apenas atrasam mais ainda o nosso Brasil.



Como já tive amigos testemunhas de Jeová, sei o quanto o conteúdo desse livro é verdadeiro. Acredito que o tipo de jovem mais alienado, preso intelectualmente e espiritualmente seja os dessa seita.

Nem uma faculdade eles podem fazer sem serem vistos com um ar de desconfiança pelos outros membros da seita. São poucas as testemunhas de Jeová que cursam um nível superior. Até porque o "atual sistema de coisas" irá acabar em breve, segundo elas - então pra quê estudar? Estamos muito próximos do fim do mundo; não há necessidade de perder tempo com vãs filosofias.

Quando li esse livro, apenas constatei no papel o que já vi na realidade.


Sempre achei estranho e ridículo esses cultos afros; mas querendo ou não, eles fazem parte da cultura do nosso país. É uma prerrogativa de seus adeptos cultuarem seus orixás ou demônios como reza o cristianismo protestante conservador.

Só lamento que em pleno século XXI as pessoas deem crédito a supostos deuses que lhes ouvem as preces através de oferendas composta por galinhas, bodes, farofa, pipoca, cachaça etc. É de uma primitividade sem igual. Humanos, humanos...

Como uma pessoa em suas plenas capacidades mentais e intelectuais vai acreditar nisso?! Mesmo que realmente algum resultado seja obtido através dessas oferendas, quem garante que são forças espirituais do bem que estão operando?


Há mais de 8 anos quando li esse livro, alguns amigos riram de mim, por eu estar perdendo tempo com um livro direcionado para a mulher. Li sim, e daí? Um livro que muitas mulheres deviam ler. 

O livro tece críticas contundentes a "ditadura" divulgada pelas grandes mídias de que a mulher para ser bonita e desejada tem que se adequar aos padrões de beleza em voga. 

O que tem de mulher aí, frustrada, infeliz e desajustada psicologicamente por não atingir tão padrão, não é brincadeira. É uma lição que também serve para os homens.


Como muitas das ideias feministas são filhas desse lixo ideológico de "desconstrução" surgidos na década de 1960, eu já fiquei com um pé atrás nas primeiras linhas desse livro. A autora vê sexismo e patriarcalismo demais. 

Aí, qual a solução para desconstruir essa "injustiça" imputada as mulheres? Apelar para textos de pouca relevância histórica (os apócrifos) para poder elevar o papel de Madalena no cristianismo primitivo, inspirando e dando um novo ânimo as "pobres" e "oprimidas" mulheres cristãs por um bando de machos "preconceituosos" e "insensíveis".

Como o livro tava na promoção, me senti forçado a comprar. Porém, ele deixa muito a desejar em força argumentativa. Mas tá valendo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário